Primeira academia é entregue à comunidade
Moradores de sete comunidades de Tubarão já podem utilizar as academias ao ar livre. Os equipamentos foram instalados na semana passada e começaram a ser entregues oficialmente aos moradores nesta quarta-feira (9). A primeira comunidade a receber a academia foi a do Centro. O conjunto de aparelhos foi colocado na praça Osvaldo Pinto da Veiga, a praça do antigo Angeloni.
Morador da região, José Martins, tem aproveitado os novos equipamentos para dar ampliar os exercícios físicos que já realiza. Há quatro anos ele faz caminhadas e anda de bicicleta com regularidade. “Agora tem aproveitado os equipamentos para fazer mais alguns exercícios, principalmente quando passo por aqui durante as caminhadas”, conta.
Elaine Jenifer da Costa e Michele Barreto Braga são moradoras do Andrino e realizam atividades físicas com a educadora física Fernanda Costa, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o Nasf Norte, há três meses. Nesta quarta-feira, elas e outras colegas do grupo de atividades físicas foram conhecer a academia e aprender junto com a professora a utilizar os equipamentos. “Gostei bastante. É uma forma bem interessante de nos exercitarmos. Antes eu não fazia nada, agora, com as atividades do Nasf tenho feito mais exercícios e a vida agora é outra”, conta Elaine. Segundo Michele, depois de convite feito pela agente de saúde para conhecer o programa desenvolvido pelo Nasf, as amigas foram convidando uma as outras e já notam mudanças no dia a dia. “Eu não sinto mais as dores que tinha antes. Fazer atividade física tem sido ótimo, além das amizades que temos feito”, relata.
O projeto das academias ao ar livro é realizado por meio de um convênio entre a prefeitura e o governo do estado. Foram investidos R$ 61.122,60, deste montante, 70% é recurso estadual e 30% contrapartida do município.
Nesta primeira etapa, recebem as academias as comunidades da Passagem, Centro, oficinas, Morrotes, Humaitá de Cima, São Cristóvão e São Martinho. Os locais para a instalação das academias foram indicados durante as assembleias do Orçamento Participativo. O mesmo critério será levado em conta para a implantação de outras 20 academias que serão instaladas em breve.
“As academias tem como objetivo incentivar à prática dos exercícios físicos e com isso, melhorar a saúde da nossa população. Hábitos simples, podem fazer a diferença em relação à saúde, como uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente”, observa o prefeito Olavio Falchetti que agradeceu o empenho de todos que viabilizaram o convênio entre o município e o estado.
Cronograma de entrega:
Quarta-feira:
16h30 – Beira-rio MD
17h30 – Beira-rio ME
Quinta-feira
16h30 – São Cristóvão
Sexta-feira
10h30 – Caic/Humaitá
16h30 – São Martinho
17h30 – Passagem
Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT