SEJA BEM-VINDO A TUBARÃO

“O rio passa, serpenteando, e no seu rastro de prata, banha a Cidade Azul.” (Virgílio Várzea).

Dos versos do poeta veio o dístico Cidade Azul, forma pela qual Tubarão, localizado na região Sul catarinense, a 144 km da capital Florianópolis, é conhecida.

Por sua vez, a inspiração do poeta veio do rio que corta e que dá nome a cidade. Os indígenas chamavam o rio de Tubanharô, que significa pai-feroz. Pelas águas do rio que vinham os peixes, a água para consumo, o acesso para outras localidades. Foi às margens do rio que Tubarão se originou e cresceu focada no comércio, sendo que as mercadorias eram transportadas, inicialmente, em barcos.

Tubarão apresenta ótima infraestrutura urbana, hoteleira e gastronômica. O município conta também com diversos atrativos culturais, entre eles, o Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick que abriga parte da obra do artista plástico tubaronense o Museu Ferroviário, Outra atração são as estâncias termais.

O município encontra-se numa posição logisticamente favorecida no Mercosul. Na infraestrutura, a conclusão da duplicação da BR 101, da expansão da malha ferroviária, a operacionalização do Aeroporto Regional e a ampliação dos portos de Laguna e Imbituba fazem parte deste contexto, tornando a cidade um potencial importante para o desenvolvimento do Estado.

Atualmente, além da indústria, comércio e serviços, Tubarão é polo de saúde e de educação, e, pretende transformar-se em polo tecnológico através da instalação de um Centro de Inovação Tecnológica, que deverá iniciar suas obras ainda esse ano. Quanto à mão de obra qualificada para atender ao crescimento do município há um incremento com a instalação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Tubarão também é sede da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).