O futsal de Tubarão no ano de 2022

Nesta quarta-feira (14), será realizada na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, a partida de ida da final do Campeonato Estadual de Futsal de Santa Catarina. O jogo entre Tubarão Futsal e Jaraguá do Sul que inicia às 20 horas, coroa um ano de grandes feitos deste mesmo esporte na Cidade Azul.

 

Tratando da Associação Tubaronense de Futsal Feminino (ATFF), as jogadoras demonstraram talento e equipes sólidas. A equipe foi a melhor defesa em todas as categorias da Liga Adesc, por exemplo. O time acumulou conquistas ao longo do ano, sendo campeão regional da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), disputada no município vizinho de Capivari de Baixo. Também foram campeãs regionais dos Joguinhos, no mês de agosto, vencendo Florianópolis por 3×0.

 

Mais pódios vieram. A ATFF foi vice-campeã regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e terceira colocada na etapa Estadual dos Joguinhos. Seguindo nas competições a nível estadual, a equipe foi 8º lugar na Olesc e 11° lugar no Jasc. Os títulos na Liga Adesc encerram o ano vitorioso do futsal feminino de base e adulto. Na liga, as jovens jogadoras foram campeãs na categoria sub-14 e sub-16, além da equipe adulta também sagrar-se campeã.

 

Partindo para o masculino, Tubarão recebeu uma grande atração em 2022. O amistoso entre a seleção Brasileira e seleção de Marrocos, jogado na Arena Prefeito Estêner Soratto da Silva no mês de outubro, encerrou a temporada com a última Data Fifa de futsal do ano. O amistoso, foi marcado por um hat-trick do atual melhor jogador de futsal do mundo, o atacante Ferrão. A torcida tubaronense lotou a Arena e apoiou em peso os brasileiros, que venceram por 4×1 os marroquinos. Os gols foram marcados por Ferrão (3) e Dyego (1).

 

Também neste ano, foi realizado no município a primeira edição do Campeonato Municipal de Futsal. Evo Futsal e Jet Lanches protagonizaram a final do torneio, vencido por 7×3 pelo Jet. A equipe levou para casa uma premiação de R$ 4.000,00, além da Taça Pedro João de Almeida. O terceiro lugar ficou para o Gatorads, que derrotou o time do Real Andrino por 7×4.

 

Falando do futsal masculino de base, a equipe passou por uma reestruturação desde a pandemia da Covid-19. Na fase regional da Olesc, mesmo o time de base do Tubarão Futsal tendo estreado com um 10×1 pra cima de Bom Retiro, a equipe encerrou na 6ª colocação e não avançou a fase estadual, disputada em Curitibanos. No Jasc, a equipe foi a grande campeã da Etapa Sul, e garantiu presença na fase estadual em Rio do Sul.

 

Em Rio do Sul, a equipe foi a 10ª colocada. Nos Joguinhos, disputados na cidade de Criciúma o time ficou apenas na 6ª colocação, e não avançou para Blumenau. O Tubarão Futsal ainda participou em outras duas competições regionais. Na Taça LUD, a equipe foi vice-campeã nas modalidades sub-8 e sub 16. Já na Copa Adesc, jogada na cidade de São Ludgero, os times sub-9 e sub-15, sagraram-se campeões.

 

O Tubarão Futsal adulto disputou a Liga Nacional de Futsal (LNF), e ficou na 14ª colocação neste ano. Para 2023, a equipe vai disputar o Campeonato Catarinense, Brasileiro, o Jasc e a Copa do Brasil de Futsal.

 

O jogo de volta da final do Campeonato Estadual de Futsal, será neste sábado (17), na Arena Jaraguá. Caso o Tubarão seja o grande campeão, disputa em 2023 a Taça Brasil.

 

O futsal de Tubarão recebe apoio da prefeitura através da Fundação Municipal de Esporte (FME), por meio dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.