Servidores da Saúde participam de projeto em parceria


Servidores da Fundação Municipal de Saúde participaram, na última quinta (25) e sexta-feira (26), de uma capacitação para a implantação do Programa Elos no município de Tubarão. O projeto foi articulado nacionalmente pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Escritório de Álcool e Drogas da ONU (UNODC) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD-MJ). Além de Tubarão, o Elos está presente em algumas cidades do Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil.

Na Cidade Azul, a organização do programa será diferenciada. Dentre os 16 municípios de abrangência do Elos, apenas em Tubarão, as ações serão realizadas em todas as escolas. As atividades neste ano serão feitas em duas fases: durante a primeira, serão abordadas 10 escolas e na segunda 3. “A segunda fase do Jogo Elos começará em julho, em ambas, os capacitados trabalharão com crianças de 6 a 10 anos. Assim, mais crianças serão contempladas com a metodologia”, comenta a Formadora Nacional do Jogo Elos, Regina Rocha Reynaldo Tibúrcio.

“Participante do Programa desde 2013, o município de Tubarão será pioneiro neste novo modelo, implementando o Componente Familiar do Programa em parceria com ESFs e NASFs”, destacou a coordenadora da Atenção Básica, Solange Castelini.

A Fundação de Educação atuará no projeto como uma facilitadora. “ Entramos em contato com as EMEB’s e promovemos as capacitações”, afirma a assessora de ensino fundamental I, Siberi da Silva Cechinel. Ela completa afirmando que o projeto é importante para prevenir a utilização de drogas: “O Jogo Elos – Construindo Coletivos é uma metodologia que trabalha com o comportamento das crianças, é a prevenção contra o uso de drogas”, ressalta Siberi.

O programa:

O Elos é voltado para crianças entre seis e dez anos que cursam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O programa abrange dois componentes: Escolar e Família. O Componente Escolar é uma proposta lúdica na qual educandos, divididos em equipes, são convocados a seguir acordos de convivência, combinados coletivamente entre alunos e professores. Já o Familiar é uma estratégia de vivência para parentes e crianças. Ele auxilia os responsáveis na apropriação de elementos importantes das interações em casa.

Benefícios:

– Componente Escolar: Cria interações harmônicas e cooperativas entre educadores e educandos.

– Componente Familiar: Promove interações fortalecedoras da convivência familiar.

– Ambos: Os componentes integrados fomentam o desenvolvimento de habilidades de vida fundamentais como empatia, assertividade, concentração, autoconfiança, tolerância, e cooperação familiar.

 

Fonte: Decom/PMT