Coems: conheça como funciona a força-tarefa criada para monitorar pacientes suspeitos da Covid-19

Criado em 17 de março deste ano, o Centro de Operações de Emergências em Saúde Municipal (Coems) atua no município de Tubarão desde então. Com a proposta de monitorar, orientar e acompanhar, de maneira próxima, os pacientes suspeitos de Covid-19, a equipe presta um serviço importante e que com muita responsabilidade.

 

Atualmente, o centro monitora cerca de 600 pessoas, entre confirmados, suspeitos e contatos diretos de positivos. Ao ser notificado, o paciente é cadastrado no sistema e começa a receber mensagens ou ligações para atualização sobre sintomas e a saúde de maneira geral.

 

Monitoramento

 

Assim que o paciente entra em contato, seja pela Unidade Básica de Saúde (UBS) ou pelo telefone do Coems, é notificado e são recolhidas informações de sinais, sintomas e contatos recentes. Depois, é realizado o cadastro no sistema e o paciente começa a receber o acompanhamento por mensagens ou ligações.

 

Nesse processo, a coordenadora da Vigilância Sanitária e responsável pelo Coems, Fernanda Borghezan, relata a necessidade do contato rápido assim que apresentar sintomas. “É muito importante a pessoa entrar em contato com o centro no início dos sintomas, pois oferecemos, para os sintomáticos, a coleta do swab (exame que coleta amostra para o diagnóstico). Só que, para esse procedimento seja realizado, o ideal é entre terceiro e quinto dia do início dos sintomas”, ressalta.

 

Assim que o processo é realizado, a amostra é enviada para o Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen). Após a análise, que normalmente demora cerca de cinco dias, mas com a alta demanda demora um pouco mais, o resultado chega e é repassado para o paciente.

 

Contato

 

Para quem quer esclarecer dúvidas ou receber alguma orientação sobre os sinais e sintomas da doença, deve ligar para o Coems. Uma equipe técnica está preparada para atender e auxiliar todos os cidadãos pelos telefones: (48) 3621-9618 e/ou 3621-9619. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7 às 20 horas e nos sábados e feriados, das 7 às 17 horas.