Trânsito será interrompido na segunda-feira na rua Cândido Darela

Os motoristas que transitam pela rua Cândido Darela, que liga os bairros Morrotes e São João devem ficar atentos: a partir de segunda-feira (22), o trânsito será interrompido na via devido às obras de retirada da ponte Cavalcante, sobre o Rio Tubarão. Os trabalhos fazem parte das obras de duplicação da BR-101.

Nesta segunda-feira, o Dnit iniciará na segunda-feira (22), os trabalhos para instalação dos canteiros de obra. Inicialmente, os trabalhos começariam no dia 5, no entanto foram adiados, para realizar o escoramento da cabeceira sul. A interrupção do trânsito na Cândido Darela será acompanhada pela Guarda Municipal.

Para o isolamento da frente de trabalhos será erguido espaço com tapumes, para salvaguardar trabalhadores, moradores lindeiros e motoristas que utilizam as vias próximas da ponte. Com a mudança, para prosseguir viagem em direção ao interior, margeando o Rio Tubarão, os motoristas deverão evitar o trecho interrompido, seguindo pela rua Deputado Olice Pedra de Caldas até o viaduto próximo ao km 336 (de acesso ao Morrotes e São João), cruzando para a rua José Alberto Nunes (seguindo para a esquerda, em direção ao Morro do Formigão) até chegar, novamente, à rua Cândido Darela.

Em direção ao centro da cidade, os motoristas deverão acessar a rua José Alberto Nunes, depois seguir pela rua São João, passando pelo viaduto de acesso ao bairro Morrotes, no km 336 da BR-101 Sul. O mesmo trajeto deve ser feito para acesso ao início da rua Cândido Darela. O espaço de obras estará sinalizado, indicando a aproximação dos trabalhos. Nas vias lindeiras da BR-101 Sul, o DNIT já instalou toda a sinalização definitiva.

O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos será responsável pela adequação da ponte, do traçado antigo da BR-101 Sul, sobre o Rio Tubarão. A estrutura está localizada no km 337,03 da rodovia federal, no município catarinense de Tubarão, entre os barros Morrotes e Fábio Silva. A estrutura atual será removida e uma nova será construída. Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte vai receber somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte.

Cuidados – Aos motoristas que tragarem pelas ruas Dep. Olice Pedra de Caldas e José Alberto Nunes, lindeiras da BR-101 Sul, vindos da rua Cândido Darela, é preciso respeitar a sinalização vertical e horizontal, indicando parada, anterior à alça lateral do km 336,5 (sentido Porto Alegre-Florianópolis) e anterior ao cruzamento viaduto do Morrotes.

Com a circulação de trabalhadores e equipamentos, próxima da ponte sobre o rio Tubarão, os motoristas e pedestres deverão atentar para a movimentação de equipamentos e trabalhadores. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas nas frentes de obras. Nas vias lindeiras à BR-101, o limite de velocidade está fixado em 50 km/h.

 

Fonte: Esga Ambiental/Dnit