Em entrevista coletiva online, município atualiza quadro da pandemia da Covid-19

Em uma entrevista coletiva online, realizada nesta sexta-feira (17), no plenário da Câmara de Vereadores, e transmitida ao vivo nos canais e nas redes sociais oficiais da prefeitura, foi divulgada pelo prefeito Joares Ponticelli e pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Daisson Trevisol, as atualizações e as possíveis projeções da pandemia do Covid-19 e as consequências. Tubarão tem 65 casos confirmados da doença, dos quais 47 são diagnosticados curados.

 


Integrantes do Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS) e o diretor da clínica Pró-Vida Nei Pava (representando as entidades de Saúde) também estiveram à disposição da entrevista. Na abertura do evento, ao enumerar todas as ações e iniciativas do município, o prefeito Joares Ponticelli fez um agradecimento aos veículos de comunicação e estudantes voluntários de cursos da área da Saúde, que prestam um serviço essencial neste momento de dificuldades impostas pela pandemia.

 

“A imprensa de Tubarão tem prestado um serviço fundamental ao informar a população de maneira responsável, evitando assim pânico que prejudica ainda mais a situação. E os universitários da área da Saúde também expresso minha gratidão por esse gesto de ajudar todo o sistema de Saúde, é uma iniciativa diferenciada no enfrentamento da pandemia”, destacou.

 

Daisson Trevisol realizou uma apresentação mais técnica e estatística. Ele explicou a operação dos recém-adquiridos testes rápidos que fizeram Tubarão chegar aos 65 casos confirmados e também o percentual de 72,3% de cura desses pacientes (o levantamento completo estará no boletim diário divulgado pela prefeitura nesta sexta-feira, 17). A apresentação de um estudo realizado pela pesquisadora do Centro de Pesquisas do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e da Unisul, Fabiana Schuelter Trevisol, ajudou a compreender a situação da pandemia em toda a região da Amurel (estudo em anexo).

 

“Se não tivéssemos tomado todas as medidas de segurança e o isolamento logo no início, com certeza, Tubarão seria neste momento o epicentro da doença no Brasil. Ainda estamos iniciando a chamada curva de crescimento dos casos, temos que continuar seguindo todas as medidas de precaução para evitarmos para enfrentar melhor essa situação”, alertou Daisson.

 

Outro tema lembrado pelo prefeito Joares é de que a vitória sobre a pandemia só estará mais próxima se a população seguir as recomendações do Poder Público e órgãos de Saúde.

 

“Vamos todos evitar sair de casa sem ser necessário. Usar máscaras, usar luvas, lavar bem as mãos constantemente e usar o álcool gel e principalmente evitar aglomerações”, ressaltou.