Obras de estação elevatória mudam rotina em frente ao Centro Municipal de Cultura

Quem tem passado em frente ao Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick (CMC) nos últimos dias observa com atenção ou curiosidade os tapumes que cercam uma obra fundamental para o sistema de coleta e tratamento de esgoto. Ali ficará uma das várias estações elevatórias que ajudarão a bombear todo o esgoto para a Estação de Tratamento no bairro Congonhas.

 

O equipamento seria instalado em um ponto próximo ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNCS), mas as obras no local pretendido causariam inúmeros transtornos e exigiriam uma interdição completa e demorada da avenida Marcolino Martins Cabral. Prefeitura e Tubarão Saneamento entraram em consenso e optaram por fixar a estação em frente ao CMC.

 

A estação elevatória é simplesmente uma máquina de bombeamento com a ajuda de motores que fará o esgoto chegar ao local onde será tratado e depois despejado, na forma de água limpa, no rio Tubarão. Depois das obras concluídas, tudo ficará sob a piso da praça Walter Zumblick. Os únicos vestígios do equipamento serão as quatro tampas metálicas no nível do pavimento para acesso de manutenção e um painel que ficará em um ponto um pouco mais afastado.

 

Os trabalhos no local devem ser concluído em um mês.