Lançada a licitação para obras de construção da praça com memorial ao Aeroporto Anita Garibaldi

A prefeitura de Tubarão lançou nesta semana o edital de licitação para construção da Praça Memorial Aeroporto Anita Garibaldi, que já é popularmente chamada de “praça do avião”. O espaço cultural e de lazer ficará ao lado da avenida Afonso Pena, na entrada do bairro Recife, e terá como proposta manter vivas as recordações do antigo aeroporto, que existiu até os anos 70 na área onde hoje está a Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva.

 

A principal atração do memorial será um avião que ficará em exposição como uma espécie de monumento. A aeronave, já inativa, foi viabilizada pelo deputado federal Coronel Armando junto à Força Aérea Brasileira (FAB). A praça também vai fortalecer o processo de urbanização do bairro Recife, que depois da construção da Arena Multiuso recebeu a pavimentação da avenida Afonso Pena e da rua Washington Luís, obras já concluídas, além da pavimentação das ruas Adelino Betiol e Geraldino da Silva Barreiros, em andamento.

 

O valor global da licitação da praça do avião é de R$ 359.554,17. Para o prefeito Joares Ponticelli, Tubarão ganhará um local diferenciado.

 

“O antigo aeroporto é um lugar de diversas histórias, de recordações para muitos tubaronenses. Não podemos deixar se perder no tempo essa bonita página da história. Essa praça será um ponto de encontro e lazer para as famílias e amigos, além do resgate histórico sobre curiosidades do aeroporto”, destaca o prefeito.

 

A proposta do município é instalar totens, que expliquem em texto e fotos, episódios marcantes que ocorreram no aeroporto ao longo de quase 20 anos.

 

Curiosidades do aeroporto

 

Segundo pesquisas do escritor Ramires Linhares, o ato inaugural do aeroporto ocorreu no dia 21 de janeiro de 1951. As primeiras aeronaves e pousar no local foram dois aviões Douglas DC-3 da VARIG, que vieram de Porto Alegre trazendo a bordo diretores da companhia e outras autoridades. De Florianópolis vieram os PT 15 e PT 19. Do aeroclube de Santa Catarina, o piloto civil Adamastor Pereira Gomes, pilotando um “Teco-teco”. O juiz Newton Varela veio com seu avião particular. Um DC-3 da TAC trouxe o governador Aderbal Ramos da Silva, o diretor da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, Osvaldo Pinto da Veiga, outros diretores da CSN, secretários de Estado, desembargadores, juízes, diretores da TAC e jornalistas.
Os discursos de inauguração ficaram por conta do governador do Estado Aderbal Ramos da Silva, o comandante da Base Aérea de Florianópolis, capitão Nelson Asdrúbal Carpes, o prefeito Francisco Carlos Régis e outras autoridades.

 

No dia 7 de março de 1951, o aeroporto bateu seu recorde de movimento, até então. Naquele dia pela VARIG, aqui desembarcaram vindos do Sul, 6 passageiros e do Norte, 7. Embarcaram para o Sul,11 e para o Norte, 10. Pela TAC foram 8 vindos do Norte e 12 do Sul. Embarcaram 19 para o Norte e 20 para o Sul. Assim, o movimento de 93 passageiros em um único dia, ganhou as páginas dos jornais.