Workshop “Como inscrever sua ideia”: a transformação de ideias em um negócio criativo, acontece nesta quinta-feira (23)

Nesta quinta-feira (23), a secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico vai oferecer um workshop com o tema “Como inscrever sua ideia”, que vai auxiliar o processo de inscrição e dúvidas para o Programa de Pré-incubação de Ideias Inovadoras, Nascer. O programa, que tem o propósito de apoiar a transformação de ideias em novos produtos, processos ou serviços, teve sua data de inscrição prorrogada para o dia 15 de fevereiro.

 

O evento acontece a partir das 19h30, no auditório da CDL e será ministrado por Luiz Salomão Ribas Gomez, mestre e doutor em Engenharia de Produção e um dos responsáveis pela implantação dos Cocreation em todo Estado. As inscrições ocorrem até o dia do evento e podem ser realizadas pelo site, aqui.

 

Criado em Florianópolis, em 2016, o Cocreation Lab pré-incubou mais de 100 projetos, dentre eles a Smart Tour Brasil, iniciativa que visa à criação de rotas turísticas inteligentes com uso de tecnologia. O Empreendimento conquistou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 na categoria Inovação Tecnológica.

 

Tubarão é uma das 20 cidades catarinenses que abrem vagas para o Cocreation Lab, uma pré-incubadora de ideias que tem como objetivo o surgimento de startups na área de economia criativa. “Percebemos o problema e concluímos que era preciso atuar em um momento anterior, que é quando a pessoa identifica a oportunidade, mas ainda precisa percorrer um caminho até transformá-la em um negócio viável”, avalia o professor.

 

 

Programa Nascer

 

O programa é gratuito e qualquer pessoa com uma ideia de negócio criativo pode participar. Os candidatos que tiverem suas ideias selecionadas receberão, durante cinco meses, apoio para ajudar a transformar projetos em negócios através de mentorias, palestras, workshops e networking, num total de 20 horas semanais, sobre produto, processo e serviço, utilizando a metodologia TXM Business (Think, Experience, Manage), tudo para transformarem os planos em realidade.

 

Poderão ser inscritas ideias das áreas de gastronomia, design, música, biotecnologia, urbanismo, mídia impressa, games, publicidade, cenários culturais, paisagismo, artesanato, moda, rádio e TV, tecnologia e softwares, fotografia, artes cênicas, literatura, arquitetura, mídias digitais e dança, entre outros.

 

Para participar é preciso ter mais de 18 anos e não é necessário ter empresa constituída e nem CNPJ. Além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o programa tem apoio do Sebrae e da Fundação de Amparo à Tecnologia de Santa Catarina (Fapesc), via projeto NaSCer.