Investimentos em segurança pública favoreceram posição de Tubarão em ranking nacional

Uma série de investimentos, convênios e parcerias na área da Segurança Pública por parte da prefeitura contribuiu para que Tubarão tenha ficado em 15º lugar na lista das cidades acima de 100 mil habitantes mais seguras do Brasil, conforme levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Na avaliação da administração municipal, o reconhecimento nacional demonstra o acerto em encaminhar iniciativas e soluções para essa área, independente da responsabilidade do Governo do Estado.

 

A partir de 2017, justamente no ano em que foram considerados os dados para elaboração do ranking do IPEA, divulgado nesta semana, a prefeitura reativou parcerias com órgãos da Segurança Pública. Convênios como os de rádio patrulha, de alvarás e de trânsito foram retomados ou aperfeiçoados com a Polícia Civil e a Polícia Militar, que através desses recursos viabilizaram a compra de armas, viaturas e equipamentos de segurança.

 

Também foi em 2017 que a prefeitura “resgatou” as funções da Guarda Municipal, que voltou às ruas para os trabalhos de segurança e monitoramento do trânsito. Os trâmites para renovação do porte de arma de fogo foram encaminhados e depois de quase três anos os agentes puderam sair às ruas armados. Cursos de treinamento e de defesa e aquisição de novas viaturas integram a lista de melhorias na segurança pública por parte do município. Somados, os investimentos passam de R$ 1 milhão por ano.

 

Outro instrumento que estava ocioso, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), formado por integrantes de órgãos de Segurança Pública e outras entidades de classe, foi reiniciado pelo prefeito Joares Ponticelli e ajudou a enfrentar demandas que têm reflexo na segurança da cidade. A partir de reuniões mensais, se encaminharam iniciativas em torno de questões relacionadas a moradores de rua, pedintes, artistas de rua e vendedores ambulantes.

 

“Segurança pública é de interesse dos municípios e a prefeitura também precisa dar a contribuição para melhorar a segurança da comunidade. Afinal, as pessoas vivem em um bairro, de uma rua, de um município. Temos muitos protagonistas que ajudaram Tubarão a ganhar este destaque nacional e sou muito grato a todos eles”, destaca o prefeito Joares Ponticelli.

 

Tubarão é destaque na lista de hospitalidade e de negócios

 

Esta é a terceira vez em menos de um ano que Tubarão aparece em posição de destaque em uma lista ou ranking nacional. Em setembro do ano passado, a Cidade Azul foi considerada uma das 100 melhores cidades do Brasil para a realização de negócios, conforme o estudo da consultoria Urban Systems feito por encomenda da revista Exame, de circulação nacional e especializada em economia e negócios, ficando na 45ª colocação.

 

Ainda em 2018, Tubarão foi apontada como a cidade mais hospitaleira do Brasil, segundo o Airbnb, serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem alternativos em milhares de destinos no mundo inteiro.