Acelera MEI será lançado nesta terça-feira (30)

O desenvolvimento e o fortalecimento de Microempreendedores Individuais (MEI) é a meta principal do programa de Aceleração do Crescimento – Acelera MEI, que será lançado nesta terça-feira (30), a partir das 19 horas, na Faculdade de Tecnologia Senac, em Tubarão.

 

O evento gratuito, exclusivo para Microempreendedores de Tubarão, será promovido pela prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae/SC.

 

A iniciativa é uma ação ligada ao Eixo de Desenvolvimento e Sustentabilidade do Tubarão 180º, ciclo 2, do Projeto Cidade Empreendedora. Tanto o Acelera MEI, como o Cidade Empreendedora são projetos executados pela administração municipal, com as metodologias idealizadas pelo Sebrae/SC.

 

Proporcionar mais conhecimento para melhorarem seus modelos de negócios é a proposta do programa, como destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo: “A nossa proposta é ajudar os empreendedores a crescerem e contribuírem com o fortalecimento da economia local, assim estando mais capacitados, mais preparados, mais municiados de ferramentas de gestão e que possam auxiliar nesse crescimento. Para o município é bem importante esse processo, para o fortalecimento tanto da cultura empreendedora, como da economia local”.

 

A analista do Sebrae/SC Sul, Juliana Ghizzo, explica que a ideia do projeto é mostrar que existe muita potencialidade dentro dos MEIs. “Muitas vezes, o MEI não cresce por medo de pagar mais, por ter que sair da zona de conforto, mas ele deve entender que terá acesso a mais benefícios também. E não vai ter fiscalização, se fatura mais, fatura menos. A ideia é pensar na estratégia do modelo de negócio com o empreendedor e ele avaliar a sua potencialidade de crescimento, mas, também, estar disposto a sair da zona de conforto”, pontua Juliana.
O programa conta com a parceria da Casa do Microcrédito, Sindicont – Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e região e do Senac.

 

Como funciona a metodologia

O Acelera MEI Tubarão é um programa de capacitação e gestão, então o objetivo é capacitar os microempreendedores individuais para a gestão de seus negócios. O programa terá duração média de quatro meses, sendo exclusivo para MEIs de Tubarão e não há custos para os participantes.

A capacitação consiste em três fases, sendo que cada fase possui um foco temático e uma metodologia distinta. As três fases, chamadas de saltos, duram em torno de um mês cada uma. As oficinas oferecidas em cada fase tratam das seguintes temáticas:

 

Salto 1 – Eu como empreendedor (a): autoconhecimento, liderança e storytelling. Tem como metas de aprendizagem o desenvolvimento pessoal, pensar além das atividades básicas e entender o processo de crescimento;

 

Salto 2 – Meu negócio: conhecendo seu próprio cliente, gestão financeira e modelos de negócio. As metas de aprendizagem são entender os modelos de negócios e validar o seu;

 

Salto 3 – Crescimento: modelos de crescimento, marketing e pitching. As metas são avaliação e otimização, scaling, pitching, prototipagem.

 

Texto: Vanessa Amando | NBCom