Tubaronense é o campeão do Campeonato Continental de Ultramaratona

Você teria coragem para correr de Tubarão até o Morro dos Cavalos, Palhoça? A distância entre as duas localidades é de aproximadamente 100 quilômetros. O tubaronense Felipe Costa da Silva é o ultramaratonista campeão do Campeonato Continental de Ultramaratona disputado no último sábado (27), em Bertioga (SP). Ele foi um dos 18 convocados para integrar a seleção brasileira e percorreu 100 quilômetros em 7 horas e 11 minutos, o primeiro a cruzar a linha de chegada da competição.

 

Para comemorar a marca histórica, amigos e familiares prepararam uma recepção neste domingo (28), com direito a desfile em cima do carro de Corpo de Bombeiros pelas ruas centrais da Cidade Azul. “Nos últimos quilômetros, quando o corpo já estava cansado, a torcida de outros países e os staffs da prova me empurravam para a linha de chegada. Ainda me lembrava de cada palavra de carinho dada por familiares e amigos”, conta emocionado.

 

Dose dupla

 

Concluir o percurso não foi fácil. A mentalidade viveu uma verdadeira montanha russa, com altos e baixos, durante as decorridas sete horas de prova. Para mensurar a dificuldade, em São Paulo chegou a registrar 37ºC exatamente no horário em que ocorria a disputa. Entretanto, o forte calor não impediu que o tubaronense fizesse mais uma vez história internacionalmente. Em 2018, Felipe foi consagrado o melhor sul-americano, quando atingiu 7 horas e 18 minutos no Mundial da Croácia.

 

Atleta e técnico

 

A rotina de Felipe é intensa, por isso, manter a organização é fundamental para priorizar cada tempo livre. Quando não está treinando, o atleta divide o conhecimento com os esportistas da região que praticam corridas de rua. Entre os praticantes, estão os fundistas Letícia Askel e Vinicius Miranda, atletas que disputaram e venceram os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em 2018. O resultado positivo deu a ele o benefício de receber durante dez meses deste ano o Bolsa Técnico, programa promovido pela Prefeitura de Tubarão, por intermédio da Fundação Municipal de Esporte.

 

Disputa na Serra Catarinense

 

O próximo desafio será em terra catarinense: tentará conquistar o título de samurai na Uphill 2019. Para isso, correrá 42 quilômetros pela manhã e 25km no período da tarde na Serra do Rio do Rastro. Felipe tem de completar ambas as provas no tempo limite total de seis horas.