Tubarão terá Núcleo de Educação Ambiental

Em breve, as atividades de educação ambiental terão um local especial para serem realizados na Cidade Azul. A Fundação Municipal de Meio Ambiente destinou um espaço na sede da instituição para o Núcleo de Educação Ambiental. A intenção é realizar diversas ações, semelhante ao que a UFSC realiza em sua Sala Verde, projeto que foi conhecido pela equipe da fundação na sexta-feira (13).

A Sala Verde da UFSC realiza um trabalho articulado com objetivo de promover a educação ambiental. No local, são realizadas oficinas, palestras, além do recebimento de turmas de diversos níveis de ensino para a realização de ações específicas. As atividades têm no lúdico um viés de trabalho importante, bem como da valorização das práticas tradicionais de comunidades e das pesquisas realizadas dentro da universidade.

Na sexta-feira, a coordenadora da Sala Verde, a bióloga Marlene Alano Coelho Aguilar recebeu o diretor-presidente da Funat Guilherme Bressan Nunes e a coordenadora de Meio Ambiente Renata Porto. Marlene explicou o funcionamento do espaço, as atividades que são realizadas, algumas das experiências e também como o projeto recebeu a chancela do Ministério do Meio Ambiente dentro do programa de Salas Verdes. “Nós trabalhamos aqui com a dança, com a música, com a literatura, com os jogos sejam virtuais ou não, com o teatro e outras práticas lúdicas para despertar em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos a consciência ambiental. É um trabalho multidisciplinar”, afirma a bióloga

A Sala Verde da UFSC funciona junto à biblioteca e além do espaço no prédio, as atividades são realizadas também no pátio da universidade e nos locais onde o projeto é convidado a participar. Um dos objetivos da visita da equipe da Funat foi conhecer o local e as práticas realizadas, assim como os materiais disponíveis como jogos e livros. “A visita foi muito produtiva. A coordenadora da sala aceitou nosso convite para que venham participar de um dos nossos eventos ao longo do ano para expor as atividades deles. Também ficou combinado que quando abrirmos o Núcleo de Educação Ambiental, integrantes da equipe da Sala Verde virão a Tubarão para realizar uma atividade conosco”, explica o diretor-presidente da Funat.

A expectativa da fundação que o Núcleo inicie as atividades em mais algumas semanas, pois ainda faltam alguns detalhes de estrutura para serem resolvidos antes de deixar o espaço aberto ao público.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT