Contrato de concessão do transporte público será assinado nesta segunda-feira (15)

A prefeitura fará nesta segunda-feira (15) a assinatura do novo contrato de concessão do transporte público. A formalidade, que será celebrada às 15 horas na Sala de Atos, encerra um período de sete anos em que o serviço operou de forma precária por conta de pendências judiciais e que impediram a implantação de uma série de benefícios e melhorias aos usuários.

 

A concessão terá uma duração de 20 anos e será operada pelo consórcio formado pelas empresas Transportes Capivari Ltda (TCL) e São Geraldo, que se habilitaram a oferecer o serviço desde que todo o processo foi destravado na justiça. Pelo contrato, a concessionária terá um prazo de até 180 dias para colocar em prática todas as exigências estabelecidas.

 

Entre as novidades e as melhorias previstas estão a bilhetagem eletrônica, estação de transbordo para otimizar rotas e veículos, passagem única e veículos com acessibilidade. A frota terá uma cor padronizada ainda a ser definida e exibirá o brasão oficial do município.

 

O prefeito Joares Ponticelli considera o contrato de concessão uma importante conquista que terá reflexos na mobilidade urbana de Tubarão.

 

“A concessão que estava judicializada impedia a modernização do serviço de transporte coletivo e investimento por parte das empresas, mas, finalmente, conseguimos encaminhar o processo para o consórcio. Isso representa uma crescente melhoria no serviço público, pois temos grandes problemas de mobilidade e precisamos estimular e incentivar o uso do transporte coletivo. Mas as pessoas só trocarão o conforto do carro pelo ônibus se o serviço for atrativo, ter qualidade e conforto, e é isso que nós teremos a partir da concessão”, ressalta o prefeito.