Alegria em dose dupla: pelo segundo ano consecutivo, Fabrício de Souza será o técnico da Seleção Brasileira de Karatê

Carreira militar. Curso Técnico. Faculdade. Intercâmbio. Entre os anos de Ensino Médio, diversos questionamentos perpassam a cabeça dos adolescentes. Contudo, há quem pense fora dos padrões e busque, desde cedo, horizontes diferentes. Com 16 anos, Fabrício de Souza empreendeu no âmbito esportivo, iniciando a dar aulas de Karatê.

 

“Pegamos o local ao lado da minha casa que, no passado, era uma oficina mecânica, demos uma arrumada e fizemos a divulgação. Na estreia, já se inscreveram cerca de 20 alunos”, afirma o sensei. A ideia tornou a rotina do garoto bem agitada: no período da manhã dedicava-se ao karatê, à tarde fazia estágio na área da computação e, à noite, estudava.

 

Depois da formação colegial, todo o esforço do jovem deixou a vida profissional bem encaminhada, contratado por uma empresa de metalurgia. Após cinco anos no emprego, recebeu proposta de trabalho no Rio Grande do Sul. Morando um ano nas terras gaúchas, longe do seio familiar, pôde autoconhecer-se. Com o passar do tempo, viu que aquela profissão não o fazia feliz, pelo contrário, deixava triste e longe do esporte que amava. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, em 2017, 56% dos trabalhadores com carteira assinada estão insatisfeitos com seu emprego. Diante de incômodos é importante buscar por mudança. Aborrecido, Fabricio resolveu largar tudo e começar a se dedicar apenas ao Karatê, na cidade natal, Tubarão.

 

“Foi difícil, mas fiz sem medo e, com certeza, não me arrependi”, revela.

 

Assim, até os dias de hoje, o sensei permanece na carreira esportiva, com a bagagem de conhecimento ainda maior. Formou-se em Educação Física, fez especialização em Treinamento Desportivo, completou o Bacharelado, é Mestre em Ciências da Saúde e, agora, está terminando o doutorado.

 

“Não tenho dúvidas que essa formação acadêmica foi um grande diferencial na minha carreira. Afinal, possibilitou a prescrição dos treinos em evidência científica. Não é só rendimento e sim a saúde dos meus atletas, aprender a lidar com cada um de maneira diferente”, finaliza. O técnico ainda ressalta que a implantação dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico foram essenciais para os caratecas da Impacto Karatê investirem na carreira esportiva.

 

Talento que inspira

 

Em um namoro, além do amor, os gostos e hobbies acabam sendo compartilhados. Praticando karatê diariamente, era improvável não mostrar o talento esportivo para a nova companheira – ou melhor, incentivá-la à prática. Por influência de Fabrício, Márcia iniciou os treinos na Academia Impacto e nunca mais parou. O mesmo ocorreu com o filho Nícolas de Souza que, neste ano, compõe a Seleção Brasileira pelo quarto ano seguido.

 

“Ter ambos ao meu lado facilita, pois com certeza seria difícil ficar tanto tempo longe, visto que quase todos os fins de semana temos eventos. Sinto-me um privilegiado por poder trabalhar com o que amo e ao lado da minha família”.

 

A convocação

 

Neste ano, o técnico tubaronense foi convocado para integrar a Seleção Brasileira de Karatê. É a segunda dose do feito, já que no ano passado, 2018, Fabrício teve a honra de ser escolhido pela primeira vez.

 

“Foi uma experiência fantástica. Nós participamos do campeonato Pan-americano, que foi realizado no Brasil, e o país foi o grande campeão da competição”. Com a oportunidade, os atletas da Cidade Azul estão confiantes, pois poderão lutar sob os olhares do mestre que os molda ao longo do ano todo.