Maio Amarelo alerta população para índice de feridos e mortos no trânsito

Você sabia que 90% dos acidentes ocorridos no trânsito são por imprudência dos motoristas? Dados oficiais da Polícia Militar apontam que apenas 10% dos acidentes são causados por problemas mecânicos ou motivos diversos. Em Santa Catarina, um total de 1554 mortes ocorridas nas estradas foram registradas, no ano de 2017. É para mudar este quadro que o movimento Maio Amarelo trabalha para mobilizar todo o país a fim de reduzir o número de ocorrências no trânsito.

Em Tubarão, os Grupos de Serviços (Rotarys e Lions) promoveram nesta terça-feira (15) uma palestra de orientação e conscientização sobre o assunto, ministrada pelo tenente-coronel Vilson Schlickmann Sperfeld, da Polícia Militar. O gerente de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura de Tubarão, Dionísio de Quadros, esteve presente no evento que aconteceu na sede do Lions Clube. “Assuntos de grande relevância foram tratados como prevenção de acidentes, direção defensiva, limites de velocidade, influência de álcool ou medicamentos e desrespeito às leis e à sinalização de trânsito, além de outras orientações”, conta Dionísio.

A campanha Maio Amarelo deste ano usa o mote “Nós somos o trânsito”, aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) através da Resolução 722/2018. A proposta é chamar a atenção sobre a importância da mudança de atitude nos deslocamentos, evidenciar que as mortes causadas por acidentes de trânsito precisam ser freadas e lembrar que cada um é responsável por mudar esse cenário adotando novos comportamentos.

Para conhecer a campanha, acesse o site www.maioamarelo.com.