Programa Geração 2050 é alternativa para futuro tecnológico de adolescentes

A Fundação Municipal de Educação (FME) e secretaria de Desenvolvimento Econômico lançaram, nesta quarta-feira (04), o programa Geração 2050 que vai permitir a cerca de 60 alunos de quatro escolas municipais se preparar para o futuro tecnológico e realizar um curso de capacitação de Web Design e Desenvolvimento de Software. O projeto-piloto, que cumpre dois motores de mudança do programa Tubarão 180º – Desenvolvimento e Sustentabilidade e Educação e Cidadania – é em parceria com o Senai, que vai oferecer os cursos aos jovens do nono ano do Ensino Fundamental.

 


A apresentação do programa ocorreu na escola São Judas Tadeu, no bairro Dehon, uma das quatro escolas contempladas. As outras escolas são a Arino Bressan, Manoel Rufino Francisco e Maria Emília Rocha. Como se trata do primeiro ano, a escolha das instituições foi aleatória e levou-se em conta a facilidade de acesso dos alunos à unidade do Senai onde serão os cursos.

 

Nos próximos dias os estudantes interessados em participar da capacitação farão uma ficha de inscrição. Depois, haverá uma seleção e os aprovados iniciam as aulas no dia 30. No total serão 160 horas.

 

O Geração 2050 tem objetivos bem claros, como a descoberta de novos talentos para o segmento tecnológico, encarreiramento de jovens talentos nas empresas locais por meio do Programa Jovem Aprendiz (acima de 14 anos), estímulo ao empreendedorismo em negócios de base tecnológica, redução da evasão escolar, aumento do acesso a níveis superiores de ensino a partir do engajamento profissional e impacto positivo na geração de renda do município.

 

“Daqui a 10, 20 anos, a sociedade mundial vai ser completamente diferente do que é hoje. Muitas profissões deixarão de existir em uma ou duas décadas e vocês terão a oportunidade de nos oferecer a oportunidade de ter uma melhor qualidade de vida através das facilidades com esse avanço tecnológico irá causar. Em mais alguns meses vamos inaugurar no Centro de Inovação e quero ter o prazer, de um dia, poder dizer que tem uma turma de jovens empreendedores fazendo muito sucesso e que começou essa caminhada agora através dessas oportunidades”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico Giovani Bernardo aproveitou a oportunidade para falar da rapidez da evolução do mundo tecnológico e a necessidade de acompanhar esse ritmo.

 

“Muitos de vocês têm 13, 14 anos, foi mais ou menos com essa idade que pude usar meu primeiro computador que era coberto com uma capa e só usado em momentos bem especiais. Hoje, o computador está no nosso bolso e usado durante todo o dia. O nome Geração 2050 foi escolhido porque nesse ano vocês e também seus filhos vão usufruir de tudo aquilo que é pensado hoje para que Tubarão seja a melhor cidade do Brasil para se viver nessa época. Espero que vocês aproveitem essa oportunidade que está surgindo agora”, destacou Giovani.