Voluntárias são instruídas sobre Benefício de Prestração Continuada (BPC) e Cadastro Único

As voluntárias coordenadoras dos 24 grupos de idosos de Tubarão vinculados a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social tiveram nesta segunda-feira(28) uma reunião de orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), bem como sobre a inclusão dos beneficiários no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.

A reunião de orientação e esclarecimento foi conduzida pela assistente social e coordenadora do Cadastro Único no município Gilmara Esterchotter Nunes. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial no valor de um salário mínimo concedido para o idoso a partir de 65 anos (não é preciso ter contribuído para a Previdência) e a pessoa com deficiência, no qual a renda da família dividida pelo total de membros tem que ser menor do que um quarto de salário mínimo, todos os pedidos são analisados por meio do INSS.

O Cadastro Único é um instrumento no qual as pessoas podem ter acesso a vários outros programas sociais, como: Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso para viagem Interestadual, Facultativo baixa renda (INSS donas de casa), Identidade jovem, Isenção de pagamento de taxa de inscrição em Concursos Públicos, entre outros, cada um dos programas com critérios para a inclusão.

Para informações sobre o Benefício de prestação Continuada, as pessoas assistidas por esse instrumento devem procurar atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social mais próximo: CRAS I Humaitá, CRAS II Passagem e CRAS III Oficinas ou na Fundação Municipal de Desenvolvimento Social.