Erradicação do Trabalho Infantil é tema de fórum

O Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem foi realizado na manhã desta quarta-feira (01), no espaço Integrado de Artes, a Bolha da Unisul. O evento teve como pauta a mobilização de parceiros para contratação de jovens e adolescentes, e assim minimizar o impacto sobre o trabalho infantil. Também teve a intenção de chamar a atenção dos empresários para atenderem à obrigatoriedade de 5% de vagas para jovens. A solenidade contou com a presença do prefeito João Olavio Falchetti, do vereador Edson Firmino e do Secretário-Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Tubarão, Caio Tokarski.

Na ocasião, o juiz do trabalho, Dr. Ricardo Nunes, proferiu a palestra principal, onde orientou as empresas presentes sobre a responsabilidade de iniciar os jovens no mercado de trabalho. Ele ainda lembra que jovens que passaram por programas de aprendizagem estão bem colocados no mercado de trabalho, e ainda há um número grande aguardando oportunidades.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria Salete Cavaler, alerta que com o trabalho infantil são negligenciados direitos básicos, o que pode acarretar uma série de sequelas e impactos. “O CMDCA considera um evento muito importante pela oportunidade de reunir empresários e entidades, poder executivo, legislativo e judiciário, para tratar de um tema tão relevante para política da criança e do adolescente”, completa Salete.

O fórum é resultado da parceria entre o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a Combemtu e o Ministério do Trabalho e Emprego, com o apoio da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social. Além desse evento, no mês de junho acontecem várias ações no sentido de despertar a sociedade sobre a questão do trabalho infantil. O mês é destaque no assunto pois dia 12 de junho se comemora o Dia Mundial e Nacional Contra o Trabalho Infantil.

Uma das ações já confirmadas é a caminhada pela erradicação do trabalho infantil. Com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a caminhada será realizada no dia 10 de junho, às 14h, o trajeto percorrido se estenderá da rodoviária antiga até o Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.

 

Fonte: Decom/PMT