Espetáculo de dança vai retratar a história do rio Tubarão

Os tubaronenses terão mais uma grande oportunidade de apreciarem o talento dos alunos da rede municipal de Educação. Acontece nesta quinta-feira (25), a partir das 19h30, no auditório da Arena Multiuso, o Festival de Dança Tuba-Nharô.

O evento integra a programação de aniversário e é uma grande homenagem à cidade. A proposta do espetáculo é ressaltar a identidade cultural, revalorizando e ressignificando a imagem e materialidade do rio. “A grande maioria das pessoas, inclusive nossos alunos, não identifica o rio como elemento cultural, por isso, é necessário realizar ações voltadas à educação, de modo que as novas gerações construam vínculos sólidos com o nosso rio Tubarão”, salienta a assessora de Arte e coordenadora do projeto, Cristina Gomes dos Santos.

A apresentação de dança na noite desta quinta-feira (25) será o resultado de meses de trabalho, que envolveu profissionais da Fundação Municipal de Educação (FME) e Museu Ferroviário de Tubarão, que coordenaram cerca de 120 alunos, do 6º ao 9º Ano, de nove escolas da rede municipal.

Divididos em grupos, os alunos vão contar os principais fatos históricos que envolvem o rio. A chegada dos índios, o comércio realizado à beira-rio, enchente de 1974, lavadeiras, o cacique Tuba-nharô, são alguns dos temas que serão apresentados em forma de dança.

Além do Festival de Dança, o projeto “Tuba-nharô: o rio de águas bravias” é composto ainda por cartões- postais confeccionados com desenhos do rio Tubarão, criados por alunos do pré-escolar II e por fotos com o  tema “Lá onde eu moro passa um rio muito bonito”, produzidas por alunos do 1º ao 5º Ano. Os cartões-postais e a fotos selecionadas pela FME serão expostas no hall da Arena Multiuso nesta quinta-feira (25). “Com a idealização deste projeto, além da homenagem à nossa cidade, queremos envolver alunos e professores em projetos pedagógicos que resultem no fortalecimento da identidade cultural da cidade e na reconexão com o rio que corta a cidade”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Mário Cardoso.

Serviço

Festival de Dança Tuba-nharô
Horário: 19h30
Arena Multiuso (rua Manaus, 172 – Vila Moema)
Entrada franca