Tubarão se despede de Ângelo Zabot

A cidade de Tubarão perdeu na tarde desta terça-feira (28), um dos seus filhos mais ilustres. Autêntico e irreverente são adjetivos que definem bem Ângelo Antônio Zabot, ou o Con, como gostava de ser chamado.

A popularidade do homem carismático que circulava com muita desenvoltura por todos as esferas sociais, foi conquistada cedo. Aos 18 anos se tornou goleiro do Ferroviário, clube no qual atuou de 1964 a 1972 e pelo qual foi campeão catarinense, em 1970. Em 1972, se transferiu para o Figueirense e, em 1975, voltou para Tubarão para jogar pelo Hercílio Luz. O esportista também foi presidente do Tubarão Futebol Clube, no início de 2000.

A vida esportiva abriu portas para a carreira política. Em 1975, assumiu a presidência da Comissão Municipal de Esportes (CME), durante a gestão do prefeito Irmoto Feuerschuette. Tomou gosto pela vida pública, sendo vereador em quatro oportunidades. Também foi vice-prefeito e prefeito interino, na gestão de Paulinho May, entre 1977 e 1982 e vice-prefeito nos dois mandatos de  Carlos Stüpp, entre 2001 e 2008.

Há oito anos, sofria de insuficiência cardíaca congestiva. Em outubro e dezembro do ano passado, foi internado por diversos períodos e no final de fevereiro, ficou internado por vários dias no Hospital Nossa Senhora da Conceição, com falta de ar e acúmulo de líquido no corpo, sendo diagnosticado com complicação renal em decorrência do problema cardíaco.

Já com a saúde debilitada, Con acompanhava, ainda que à distância, a vida política do município. A esposa, Terezinha Altair Figueiredo Zaboti, dona Eza, acompanhou de perto toda a trajetória do marido e, incentivada por ele, também desenvolve importante papel comunitário, ocupando, desde fevereiro, cadeira na Câmara de Vereadores de Tubarão.

Referência nas áreas política e esportiva, Con conquistou uma legião de amigos e admiradores, que lhe renderam muitas homenagens. A mais recente delas está em curso: Con empresta seu nome ao Campeonato Municipal de Futebol Amador, da Liga Tubaronense de Futebol (LTF). As disputas da taça Ângelo Zabot iniciam em maio.

O prefeito Joares Ponticelli lamentou profundamente a morte de importante personagem da política e do esporte tubaronense. “Con foi uma grande pessoa, como político, esportista e, sobretudo, como homem que ajudava os outros. Ele podia estar em casa e sair para comprar leite na padaria da esquina para os filhos e se alguém lhe pedisse esse leite, o Con daria. Tubarão perde um grande homem”, disse o prefeito.

Ângelo Zabot era presidente de honra do PSD, partido do qual faz parte o vice-prefeito Caio Tokarski. Para Caio, fica a lembrança de uma pessoa autêntica e irreverente, que soube defender suas ideias, conquistando o respeito e a amizade daqueles com que conviveu. “Uma grande perda, pois ele deixou sua marca por onde passou. Ele fez a diferença e contribuiu com sua experiência e  paixão pelo esporte e pela política”, atestou Tokarski.

A prefeitura de Tubarão decretou luto oficial por três dias, nas repartições públicas municipais, a partir desta terça-feira (28).

O corpo de Ângelo Zabot será velado a partir das 21 horas na Funerária Santa Terezinha, com a missa de corpo presente marcada para esta quarta-feira (29), às 16 horas, na Igreja Matriz de Oficinas.

Família – Ângelo Antônio Zabot nasceu em Tubarão, em 26/11/1946. Casado com Eza Zaboti é pai de três filhos Luciano, Alexandre e Thiago e tem ainda sete netos.