Testes rápidos realizados pela FMS estão dentro da margem de confiabilidade padrão da Anvisa

Os testes rápidos realizados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em pacientes positivados para Covid-19 e aquelas pessoas que com eles tiveram contato – que foram intensificados nas últimas semanas – obedecem a um rigoroso sistema de verificação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Saúde (Anvisa), antes de serem aplicados na população.

 

É importante que este esclarecimento seja feito uma vez que algumas situações de “falsos positivos” foram denunciadas por algumas pessoas nos canais oficiais da prefeitura nos últimos dias. Desta forma, a gerente de Saúde do Município Chaiana Esmeraldino Marcon explica: “Vale a gente ressaltar que este teste, assim como todo exame, possui um percentual de confiabilidade; os nossos, aplicados pela FMS, são validados e aprovados pela Anvisa, nós temos esse cuidado e essa preocupação com os testes aplicados na população. Gostaríamos de ressaltar, entretanto, que existem alguns casos, um percentual pequeno, com o resultado apontando um falso positivo, e que acontece pelo fato de o teste ser muito sensível; esta é a razão pela qual mantemos o isolamento para todos os casos positivos, mesmo esses que por ventura sejam falsos, como uma medida cautelar”, esclarece. Ela prossegue: “Caso a pessoa queira realizar uma contraprova, ela deve buscar o quantitativo de IGG e IGM, que é um teste que vai detectar se exite a presença de anticorpos, ou não, em quantidade, porque aí se efetua um teste de laboratório, e por esse motivo pedimos que as pessoas não façam contraprovas por meio de testes rápidos em outros laboratórios, porque nós garantimos os nossos, que são certificados e liberados pela Anvisa, como explicado”, encerra Chaiana.

 

A FMS, inclusive, solicita à população que, quando tiver qualquer dúvida relacionada à pandemia, entre em contato com os canais oficiais, no telefone (48) 3621-9600, da própria fundação, ou no Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS), através dos números (48) 3621-9618 e 3621-9619, antes de procurar expôr tais reclamações em redes sociais, de modo a denegrir a imagem daqueles profissionais que, desde o início da pandemia, em meados de março, estão preocupados com a situação em um movimento incessante que tem o intuito de controlar os números da doença no município.

 

Durante este período de intensificação dos testes rápidos, foram realizados 4.256 exames, dos quais 972 apontaram resultado positivo, 2.745 resultado negativo e ainda houve um montante de 11 testes com resultados inconclusivos, ou seja, aqueles cuja leitura não foi feita de forma a se definir a natureza do exame. Nestes casos, os pacientes são orientados a realizarem novos testes na semana seguinte.