Programa Boca de Lobo Sem Lixo será lançado nesta sexta-feira (31)

Conscientização. Este é o termo, esta é a palavra, este é o foco do Programa “Boca de Lobo Sem Lixo”, que será lançado nesta sexta-feira (31) pela Prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Infraestrutura.

A iniciativa visa atacar o problema das caixas coletoras, as populares bocas de lobo, constantemente entupidas por lixo, o que ocasiona, em dias de chuvas mais fortes, alagamentos em diversas ruas da cidade, sinônimo de transtornos aos motoristas e moradores.

Para isto, foi criada cinco equipes específicas para a logística do programa, compostas cada uma com um caminhão com motorista, uma retroescavadeira carregadeira com operador e três operários braçais.

Sempre às segundas-feiras, as equipes trabalharão em um único bairro, durante todo o dia, de acordo com a sequência abaixo:

 

– Santo Antônio de Pádua

– Vila Moema

– Recife

-Dehon

– Oficinas

– Centro

– Humaitá

– Humaitá de Cima

– Vila Esperança

– Passagem

– Revoredo

– São João Margem Esquerda

– Morrotes

– Monte Castelo

– São Clemente

 

 

É importante ressaltar que este cronograma de bairros atendidos será seguida, mas não necessariamente cada um em uma semana, uma vez que alguns destes bairros, por seu tamanho, podem levar mais de um dia para serem concluídos, ou seja, aquele bairro que não foi completado em um dia, será terminado na segunda-feira seguinte.

Outros bairros serão incluídos posteriormente, conforme a demanda das localidades. O cronograma inicial foi montado de acordo com a prioridade definida, baseada naqueles que registram maiores problemas de alagamentos em virtude do entupimento das bocas de lobo.

O secretário de Infraestrutura Eraldo Pereira reforça que a participação dos moradores é fundamental para que o programa dê resultados. “De forma paralela aos trabalhos das equipes, vamos fazer uma grande campanha de conscientização, com folhetos explicativos sendo distribuídos de casa em casa nos bairros em que as equipes estiverem trabalhando. Vamos orientar sobre a correta destinação do lixo, e manter, assim, as caixas limpas e desempedidas”, ressalta.

Após a realização do trabalho em todos os bairros e comunidades do município, um serviço contínuo, a título de manutenção, será realizado uma vez por mês.

O lançamento do programa “Boca de Lobo Sem Lixo” ocorre nesta sexta-feira, às 8 horas, com a presença do prefeito Joares Ponticelli, vereadores e membros da imprensa, na sede da secretaria de Infraestrutura, localizada na Rua Deputado Olice Pedra de Caldas, 1400, Dehon (antiga Hancook). Os trabalhos iniciam na próxima segunda-feira, dia 3 de abril.