Força tarefa de acolhimento será realizada nesta quinta-feira (16)

Resgatar os moradores de rua em situação vulnerável. Esta será a função das secretarias, fundações e entidades que realizarão uma força tarefa a partir das 20h desta quinta-feira (16). As rondas partirão da secretaria de Segurança e Patrimônio e seguirão por toda a cidade com o intuito de encontrar e encaminhar os menos favorecidos ao local ideal, no caso, o Albergue Noturno Pousada da Paz.

O esquema de abordagem se resumirá em oferecer roupas e cobertores aos moradores de rua, bem como, uma vaga no albergue. Neste local, eles poderão ficar por uma noite, cinco dias ou mais caso tenham interesse em participar dos serviços assistenciais oferecidos pela Fundação de Desenvolvimento Social. “Nossa expectativa é de que com esta força tarefa possamos assegurar uma proteção maior aos que estão na rua desprotegidos”, afirma a diretora-presidente da FMDS Jane Dal-Bó Fachetti. “Nós unimos este grupo de acolhimento pois todos visamos a segurança. Assegurar a proteção destes moradores é nosso dever e unidos nosso trabalho fica muito melhor”, ressalta a coordenadora de Proteção e Defesa Civil Elna Fátima Pires.

Quem está realizando esta ação:

Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Polícia Militar, Guarda Municipal, Albergue, Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (CREAS Pop) e Cáritas.

Albergue

Tal local de acolhimento está localizado na rua José João Mateus, nº 74, bairro São João Margem Esquerda. Sua capacidade máxima de abrigados é de 30, podendo dobrar em situações emergenciais. Em 20 anos de existência já foram realizados 71 mil atendimentos, sendo que destes, 92% foram homens. O horário de funcionamento é a partir das 19h, mas em situações especiais como nestes dias frios, ocorrem atendimentos em outros horários. 

Fonte: Decom/PMT