Nota de falecimento: Lorilza Mateus de Oliveira

A prefeitura de Tubarão, com pesar, informa o falecimento da senhora Lorilza Mateus de Oliveira, de 51 anos, grande baluarte na preservação da cultura, história e patrimônio ferroviário de Tubarão e região.

 

Lorilza Mateus de Oliveira, nascida em 01/05/1967, era técnica em enfermagem e técnica em segurança no trabalho. Filha e irmã de ferroviários da RFFSA, trabalhou arduamente e com muita dedicação pelo Museu Ferroviário de Tubarão e pela proteção de seu acervo. Era também membro da Cooperativa de Conservação e Restauração de Equipamentos e Veículos Ferroviários – COOPERFERRO, onde atuou como técnica de segurança do trabalho e administradora.

 

A profissional dedicou-se por mais de 14 anos ao Museu Ferroviário, 5 anos dos quais como diretora administrativa da instituição, além de ter sido diretora financeira da Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV).

 

Nos últimos dois meses, Lorilza esteve afastada de suas atividades como diretora do Museu Ferroviário para tratamento de saúde. Ontem, dia 31 de agosto, infelizmente veio a falecer em decorrência de complicações causadas por um câncer. Seu corpo foi velado até a manhã de hoje, na Capela Mortuária Santa Rita em Tubarão e depois seguiu para Florianópolis, onde foi cremado, em cerimônia restrita a familiares.

 

O prefeito Joares Carlos Ponticelli e o presidente da Fundação Municipal de Educação, professor Mário Cezar Cardoso, lamentaram o passamento de Lorilza, reconhecendo sua valiosa contribuição com as questões da cultura e patrimônio ferroviário.

 

“Tubarão perde uma incansável defensora de nossa cultura e nossa história”, declarou o prefeito.