Defesa Civil implementa projeto em escolas municipais

Desde agosto, a secretaria de Proteção e Defesa Civil está implantando o projeto “Proteção e Defesa Civil nas Escolas e Comunidades”. O objetivo é proporcionar um novo significado à discussão sobre os desastres naturais na rede municipal de ensino de Tubarão e sensibilizar toda a comunidade escolar sobre as ações educativas de prevenção e mitigação dos riscos das intervenções humanas no meio ambiente.

O projeto atende diretamente alunos do 4º e 5º ano, professores, diretores, funcionários das unidades escolares e moradores das comunidades localizadas em áreas de risco.

A primeira fase é desenvolvida com a abordagem da parte teórica, com aulas ministradas pela coordenadora de Proteção e Defesa Civil Elna Fátima Pires De Oliveira, criando uma base de conhecimentos para os alunos. “Iniciamos com a história do surgimento da Proteção e Defesa Civil até os dias atuais, esclarecendo suas atribuições, elucidando o real significado de desastres e especificando aqueles que ocorrem com maior frequência no município e região. Após este entendimento, trabalhamos as cinco fases da administração do desastre que são: prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução. “, destaca a coordenadora Elna.

Na segunda fase do projeto, os estudantes fazem a saída supervisionada de campo para visualizar o que aprenderam na primeira etapa. Os alunos visitam casas em áreas de risco, locais com riscos de deslizamento de rochas e áreas propícias a alagamentos, enchentes e inundações. A atividade conta ainda com o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas de médio porte, nas escolas e nas comunidades visitadas. 

Neste trabalho a secretaria de Proteção e Defesa Civil ainda auxilia as escolas na separação adequada dos resíduos sólidos, construção de hortas e composteiras para que o lixo orgânico se torne adubo. Os alunos aprendem como funcionam os pluviômetros.

“O objetivo maior desse projeto é permitir que os conteúdos de Proteção e Defesa Civil sejam trabalhados oportunizando a sensibilização e percepção dos riscos de desastres naturais, bem como, estimule a participação ativa dos municípios, para que atuem como protagonistas das atividades propostas no desenvolvimento do projeto”, reforça Elna Fátima.

Com este projeto, a secretaria de Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Fundação Municipal de Educação e lideranças comunitárias busca desenvolver uma nova cultura comportamental dos cidadãos que compõem a sociedade do município, apurando sua percepção, prevenção e mitigação frente aos desastres naturais. Desenvolvendo ainda, práticas educativas, por parte dos professores e dos Agentes de Proteção e Defesa Civil, que permitam a inclusão do público estudantil das escolas municipais e suas respectivas comunidades em um novo patamar perceptivo sobre as situações de riscos. “Este projeto visa criar uma base de princípios, conhecimento, percepção e experiências sobre Proteção e Defesa Civil nos alunos das escolas visitadas”, afirma o secretário da pasta Rafael Marques.

Para a realização deste projeto, a secretaria de Proteção e de Defesa Civil contou com a parceria da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) que realiza a doação das mudas plantadas pelos alunos.

Para 2016, o projeto será ampliado atendendo todas as 20 escolas municipais, sendo elas: João Hilário de Mello, Sombrio, Cristina Wendhausen, Bom Pastor, São Martinho e São Judas Tadeu, escolas essas que já participaram da introdução do projeto este ano.

A secretaria de Proteção e Defesa Civil gostaria de agradecer a equipe de funcionários da própria pasta, a assessora pedagógica de Ciências e Meio Ambiente da Fundação Municipal de Educação Paula Wronski Aguiar, as diretoras, professoras, alunos e comunidade.

 

Fonte: Decom/PMT