Fundação faz últimos ajustes para eleição de diretores municipais

A comissão eleitoral geral da eleição para diretores da rede municipal reuniu na tarde desta terça-feira (1º), os integrantes das comissões escolares para repassar os últimos detalhes do processo.

Ao longo das últimas semanas, foram testados computadores e realizada uma simulação do uso do sistema que será utilizado na votação.

A votação acontecerá nesta quinta-feira (3), das 7h30 às 20 horas, em 14 unidades escolares do Ensino Fundamental e em 23 Centros de Educação Infantil. As 37 unidades escolares apresentaram candidatas ao pleito e por isso, foram habilitadas pela Fundação Municipal de Educação a participar da eleição.

Onze unidades, cinco do Ensino Fundamental e seis Centros de Educação Infantil (CEI), não apresentaram candidatos e, portanto, o gestor será, posteriormente, indicado pelo prefeito.
Até esta quarta-feira (2), as candidatas poderão fazer a campanha eleitoral, sob a orientação, supervisão e acompanhamento da comissão eleitoral escolar.

Terão direito a voto secreto, professores, assessores pedagógicos, servidores efetivos e ACTs em exercício na escola e os licenciados a ela vinculados, bem como presidente da APP, estudantes do 5º ano a 8ª série e um responsável pelos estudantes regularmente matriculados (pai, mãe ou responsável legal).

Em todas as unidades, apenas uma candidata concorre à vaga, no entanto, para se considerar eleita é necessário obter, no mínimo, 1/3 dos votos de cada segmento que tem direito ao voto.
O resultado final será divulgado ainda na noite do dia 3 de dezembro. Já a posse e o início do exercício do mandato dos diretores eleitos acontecem no dia 29 de janeiro de 2016. O mandato do diretor será de quatro anos, com direito à reeleição, para a mesma unidade, por mais quatro anos.

 

Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT