Reestruturação da Padre Geraldo Spettmann segue para etapa final

A etapa final para a reestruturação total da rede de drenagem na rua Padre Geraldo Spettmann segue nesta semana. Máquinas, caminhões e funcionários da secretaria de Infraestrutura trabalham a todo vapor na obra, que beneficiará centenas de tubaronenses e visitantes. A melhoria contempla o trecho entre as ruas Antônio Hulse até a rua Simeão Esmeraldino de Menezes, próximo a rodoviária.

Outra frente de trabalho iniciará nos próximos dias. Será realizada a pavimentação asfáltica de 650 metros no trecho que recebeu elevação e reestruturação da rede de drenagem, que inicia na BR-101 e segue até a rua Simeão Esmeraldino de Menezes. A secretaria de Infraestrutura orienta para que os motoristas que transitam pela via, tenham atenção e respeitem as placas de sinalização.

De acordo com o setor de Topografia, ligado à secretaria de Urbanismo, após finalizar os 280 metros de reestruturação de drenagem próximo à BR 101 serão realizadas novas obras, em um segundo trecho da via, que corresponde entre as ruas Duque de Caxias e Januário Alves Garcia. Este trecho também apresenta adensamento do subleito de 5 a 13 cm em aproximadamente 420 metros de rede de drenagem já existente. Outro problema constatado foi a dificuldade no escoamento das águas da chuva para o Rio Tubarão, além das duas redes de drenagem com tubos de um metro e vinte estarem assoreadas, atrapalhando o escoamento da água em toda extensão da via.

Para solucionar as falhas da antiga rede de drenagem na via e minimizar os alagamentos, as equipes responsáveis estão retirando os tubos de drenagem para limpeza e desobstrução, dando sequência na rede com altura ideal para o escoamento das águas da chuva. No trecho inicial, próximo a rua Antônio Hulse, os primeiros 20 metros de drenagem serão recolocados 13 cm acima do subleito. Para evitar futuras obstruções da rede, outras ações também estão sendo realizadas. “Estamos trabalhando na emenda e vedação dos tubos para impedir a entrada de qualquer elemento que obstrua a rede. Os tubos também estão sendo aterrados com saibro para evitar o contato com areia”, destaca o secretário de Infraestrutura Nivaldo Tonelli.


Saiba mais: Após a revitalização, drenagem e pavimento, a via ainda contará com faixas de ciclovia e nova iluminação. Com a conclusão dos trabalhos, o município fará a retirada dos canteiros centrais e a revitalização das pistas da avenida Patrício Lima. A intenção é que a Padre Geraldo Spettmann seja a via de entrada do município e a Patrício Lima a de saída. Atualmente as duas vias são de duplo sentido.


Fonte: Amanda Defreyn/Decom/PMT