Óleo saturado pode ser entregue na Funat

Você sabia que o óleo de cozinha saturado é altamente prejudicial ao meio ambiente, o mesmo não deve ser jogado na pia, muito menos em terrenos baldios ou no lixo domiciliar? E que um litro de óleo, contamina um milhão de litros de água e em contato com a água salgada, acaba produzindo o gás metano, tão prejudicial à camada de ozônio?

Sabendo disso, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funat), fechou uma parceria com a Afubra, que já realiza o programa de coleta de óleo saturado. Além de ser uma parceria inovadora, conscientiza as pessoas sobre este tema de suma importância para todos.

Com a parceria, o óleo saturado agora pode ser encaminhado para a sede da Funat, já que o órgão disponibiliza de um Ecoponto de Entrega Voluntária – Ecopeve, onde a comunidade do entorno pode descartar aqui seu resíduo.

A entrega na Fundação pode ser feita das 13 às 19h. A Funat fica na rua Otto Ferschuette, bairro centro. Os produtos devem estar acondicionados em embalagens pets, ou no máximo, galões de cinco litros.

O programa da Afubra tem como objetivo de alertar e sensibilizar as pessoas sobre os prejuízos que o óleo de cozinha pode causar ao meio ambiente quando descartado incorretamente. Ao mesmo tempo, oferece uma opção de destino correto deste resíduo, evitando assim a disposição do mesmo em locais inadequados.

Além da Funat como Ecopeve, existem diversos locais para o recolhimento do óleo saturado, como a Afubra, os supermercados Althoff e Giassi, os colégios Lar da Menina, São José e as escolas municipais de educação básica João Hilário de Mello, Leopoldo Marquides Corrêa e Francelino Mendes.

Além da entrega nas entidades citadas, sugere-se que seja colocado também nas coletas seletivas, respeitando os dias e horários de coletas nos seus bairros.

O óleo saturado armazenado na Fundação será utilizado nas atividades da “Oficina de Sabão”, onde são produzidos sabões ecológicos sob a coordenação e orientação do Núcleo Municipal de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Numeas).

Outras informações podem ser obtidas junto ao Numeas, através do telefone 3621-9055.

 

Fonte: Jean Cardoso/PMT