Enfermeiros participam de capacitação para implantação de Teste Rápido

O serviço de teste rápido já é oferecido em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas alguns profissionais precisavam da capacitação prática para implantar o exame na unidade. O treinamento foi realizado nesta sexta-feira (26), no auditório da Amurel.

Os enfermeiros participantes da capacitação pertencem às unidades Vila Esperança, São Luiz, Guarda, Santo Antônio, Monte Castelo, Recife, Oficinas II, Setor de Assistência Integrada à Saúde (Sais) e Sertão dos Corrêas.

O teste rápido é um exame de fácil execução e não necessita estrutura laboratorial. O procedimento é recomendado para testagem presencial de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Os testes permitem interpretar o resultado em, no máximo, 30 minutos.

O exame era oferecido apenas no Centro de Atendimento Especializado em Saúde (CAES). Atualmente, grande parte das unidades de saúde já realizam o procedimento. A implantação deste exame nas unidades permite ao cidadão um acesso mais rápido ao serviço.

“Nos casos de gestantes, por exemplo, a realização do teste de HIV no primeiro trimestre de gestação, se positivo, diminui a chance da criança adquirir o HIV através da mãe. Em Tubarão, os testes rápidos eram realizados no CAES e estão sendo descentralizados para facilitar o acesso do cidadão ao serviço de saúde”, destacou a enfermeira, Nayara de Medeiros.

 

Fonte: Decom/PMT