Happy Hour conta com roda de gestante

O Happy Hour desta sexta-feira (24) fez parte da programação cultural do Outubro Rosa. Em referência às mulheres, a atividade realizada semanalmente no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick pela Fundação Municipal de Cultura e Esporte contou com a participação da Roda de Gestantes de Tubarão e Região.

Várias mães e pais participaram da atividade. O grupo existe há mais de um e se reúne uma vez por mês no edífico Veneza, no Centro, para discutir assuntos pertinentes a gestação, ao parto, cuidados com o recém-nascido e educação das crianças.

Nesta sexta-feira, o grupo discutiu a amamentação. Foram esclarecidas dúvidas sobre a preparação para a amamentação durante a gestação, a importância de iniciar a amamentação logo após o parto, a dedicação e doação das mães aos pequenos durante o aleitamento. Outro tema abordado foi a importância da presença do pai e do apoio masculino durante o período da amamentação.

“Muitas vezes a mulher esquece que ela também precisa ser cuidada. Ela tem que estar bem alimentada e descansada para que possa se dedicar ao bebê e fazer do ato da amamentação um ato de prazer também e de amor ao filho e o homem pode colaborar muito com isso, ajudando a mulher seja nos cuidados com o bebê, seja com outras atividades que muitas vezes ficam ao encargo da mulher”, observa Fabíola de Souto uma das idealizadoras do grupo. Ela já atuou como doula, atividade na qual uma mulher, não necessariamente da área de saúde, auxilia a parturiente, dando suporte e apoio.

No grupo, além de apresentar informações aos futuros papais, os participantes também contam suas experiências, compartilham seus medos, receios e ansiedades. Em relação à amamentação, os participantes da roda de gestante reforçaram a importância que este tipo de alimentação traz ao bebê e todos os benefícios à saúde do pequeno. “No mês de outubro lembramos a prevenção ao câncer, seja do colo do útero seja de mama e por isso, falar de amamentação, da gestação, da saúde da mulher como um todo é muito importante”, afirma a coordenadora de Ações Culturais da Fundação Municipal de Cultura e Esporte Lilian Guedes.

O próximo Happy Hour ocorre no dia 31 de outubro, e exatamente por isso será dedicado ao Halloween. Será realizada a final do concurso de desenhos “O lado sombrio do Halloween”. Também haverá apresentações musicais e outras atrações culturais que serão confirmadas ao longo da semana.

 

Fonte; Amanda Menger/Decom/PMT