Equipe do CAPS promove palestra para professores sobre prevenção do suicídio

Na tarde da última terça-feira (17), a equipe do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) realizou uma palestra informativa para os professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O debate foi alusivo a campanha “Setembro Amarelo” e buscou apresentar formas de como o assunto pode ser colocado em prática pelos profissionais dentro da sala de aula. “Prevenção em depressão e suicídio: o compromisso da educação e dos educadores” foi o tema da conversa ministrada pela média psiquiatra, Ana Carolina Mendes Joaquim.

 

De acordo com a psicóloga do CAPS II Camille A. Felix, é importante capacitar os professores para que possam ajudar os alunos. “Um professor bem informado e sensível, pode tanto promover saúde mental, quanto atuar na prevenção de transtornos, por exemplo. Assim, conseguem identificar os sinais que demandem a uma avaliação da equipe de saúde mental. Conseguindo contribuir para uma intervenção precoce, que via de regra, leva resultados mais positivos.”

 

As ações não param por aqui! Na próxima semana tem muito mais, confira:

 

Na segunda-feira (23), o encontro é para todos os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A partir das 14 horas, os estudantes poderão participar de uma roda de conversa, promovida pelo CAPS II, para debater sobre a prevenção do suicídio. A ação ocorre no próprio instituto.

 

Também na segunda-feira (23), a comunidade do bairro do Morrotes vão poder participar de um café com debate sobre o tema. O evento acontece no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, a partir das 19 horas.

 

Terça-feira (24) é dia de atendimento estendido para os moradores do bairro KM60. A Unidade Básica de Saúde atenderá das 17 até as 21 horas.

 

Para a terça-feira (24), a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Oficinas I, espera todos os pacientes para um acolhimento diferenciado, uma rede de conversa e também imunizará os presentes, com atualização nas cadernetas de vacinação.