A nova rua Padre Dionísio da Cunha Laudth é o grande diferencial da revitalização dos acessos

Entre os 14 projetos que fazem parte do pacote de obras de revitalização dos acessos de Tubarão e que representam um investimento de mais de R$ 22 milhões da prefeitura, o da execução da nova rua Padre Dionísio da Cunha Laudt é, seguramente, o mais complexo. A via que liga a beira-rio à BR-101 e por onde passam diariamente cerca de oito mil estudantes da Unisul terá dois metros a mais de largura, novo asfalto, ciclovia e um sistema de macro-drenagem que acabará com o pesadelo dos alagamentos de parte do bairro Dehon.

 

A inclusão da rua no pacote das revitalizações está diretamente ligada à movimentação de chegada e saída de milhares de estudantes universitários, boa parte de outras cidades, e também às inundações.

 

“A rua Padre Dionísio da Cunha Laudt estava em péssimas condições e causava uma má impressão a todos os estudantes que chegavam por ela. Por ali passam os futuros profissionais que irão administrar e fazer crescer Tubarão, precisávamos de um cartão de visitas melhor. E também vamos resolver de uma vez por todas as inundações que ocorriam a cada chuva e que faziam os moradores sentirem medo só de ver o céu escurecer”, explica o prefeito Joares Ponticelli.

 

Construir a nova rua e resolver tantos problemas de uma só vez exigiu um investimento pesado: R$ 4,6 milhões, cerca de 1/5 dos mais de R$ 22 milhões que a prefeitura está investindo nos acessos. Boa parte do valor é da macro-drenagem, o sistema por debaixo da estrada que irá escoar a água da chuva diretamente no rio Tubarão. A primeira parte desse canal, com 230 metros de extensão e já concluída, é o chamado “tunnel liner”, uma passagem metálica de formato circular com 1.80 metro de diâmetro instalado manualmente por dezenas de operários que iniciaram a escavação a partir da beira-rio sem a necessidade de intervenção na rua. Essa técnica de engenharia, complexa por debaixo da terra, pouco foi percebida por motoristas e pedestres que passavam diariamente alguns metros acima.

 

A segunda etapa da macro-drenagem, agora com tubulação dupla de concreto e que ligará o tunnel liner até as bocas de lobo nas imediações do portão de acesso ao estacionamento do bloco da Saúde, está em andamento. A estrada hoje com terra revirada, escavações profundas, passagem constante de caminhões e máquinas pesadas que causam muito barulho e poeira, não incomodam os moradores e comerciantes. Pelo contrário, é um cenário que desperta sentimentos positivos.

 

“Mas é para melhorar a vida de todos nós aqui, atrapalha bem pouco e só valoriza a região”, comentou o caminhoneiro aposentado Sebastião Nazário, de 78 anos, que há mais de 50 anos veio de Braço do Norte para viver na rua ao lado da Unisul e viu de perto o crescimento da universidade e toda a região.

 

Dono de um movimentado bar no cruzamento da Padre Dionísio da Cunha Laudth com a rua Simeão Esmeraldino de Menezes, o comerciante Robson Antunes viveu o drama dos alagamentos em dias de chuva mais forte por diversas vezes e aguarda com ansiedade pela nova estrada.

 

“Poucas pessoas reclamam dos transtornos, mas eu tento explicar que é uma coisa necessária, pois em pouco tempo vamos ter uma rua pavimentada e mais larga que nunca mais terá alagamentos”, ressalta Robson.

 

Uma parte da rua padre Dionísio da Cunha Laudt, entre a BR-101 e a parte mais alta da elevação, já está asfaltada e recebendo os acabamentos. A pavimentação na outra metade, onde está hoje o canteiro de obras, será iniciada após a conclusão da macro-drenagem e colocação do sistema de esgoto da Tubarão Saneamento.