Eventos comemoram a Semana Municipal do Idoso

Seguindo a programação da Semana Municipal do Idoso, essa quarta-feira (17) foi dia de encontro dos idosos com orientações de profissionais sobre a medicação e automedicação. Dezenas de pessoas participaram da atividade, organizada pelas fundações de Saúde, Desenvolvimento Social e Sesc.

A automedicação é o ato de fazer uso de um medicamento sem a prescrição ou o acompanhamento médico. Na maioria dos casos, é mais fácil tomar um analgésico para minimizar uma simples dor de cabeça do que procurar um profissional, mas é importante lembrar que essa dor pode ser crônica e gerar várias complicações. “O medicamento pode mascarar doenças, dificultar o diagnóstico, apresentar reações adversas e muitos outros fatores”, acrescentou a palestrante e farmacêutica do NASF Sul, Luana May da Silva.

Uma participante do encontro, Rosa da Rosa de Medeiros, de 76 anos, faz uma crítica para quem pratica a automedicação. “Quem se automedica comete um grande erro. Só tomo medicamento prescrito pelo médico”, conta a aposentada.

A Fundação de Desenvolvimento Social acompanha 29 grupos de idosos espalhados pelo município, totalizando mil idosos, oferecendo ações socioeducativas em grupos e em macro grupos. Aproveitando esses grupos que já utilizam os serviços do município, as fundações se uniram, juntamente com o Sesc, para intensificar as ações. “Esses trabalhos além de serem bonitos, atingem de uma forma eficaz toda a população”, elogiou a psicóloga da Fundação de Desenvolvimento Social, Jurema de Andrade Bressan.

A Fundação Municipal de Saúde, através da coordenadora de Políticas em Saúde, Solange Castelini, convida a todos para participar das atividades. O próximo evento será no dia 23, seguindo até início de outubro, confira no anexo.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT