Educadores catarinenses discutem Educação Integral em Tubarão

O município de Tubarão recebeu nesta quarta-feira (15), educadores de todo o Estado, que vieram à cidade para discutir o tema Educação Integral. A sede da Fundação Municipal de Educação (FME) foi sede do 2º Encontro Regional de Educação Integral do Estado de Santa Catarina, que foi aberto às 9 horas.

A diretora-presidente da FME, Lúcia Helena Fernandes de Souza fez a abertura do evento. Em sua fala, a diretora ressaltou a ampliação das ações educativas do programa Mais Educação, com a criação de novas oficinas, que atendem um número cada vez maior de alunos. “Hoje, das 20 unidades de ensino fundamental, 16 estão inseridas no programa Mais Educação”, citou.

Com relação ao tema central do evento, sustentabilidade, Lúcia lembrou que todos devem se comprometer com ações sustentáveis. “Temos uma obrigação com as futuras gerações e as atitudes de hoje vão fazer a diferença na qualidade de vida do planeta como um todo”, afirmou.

A palestra “Como trabalhar a sustentabilidade em sala de aula”, proferida pela professora Dra. Fátima Elizabeti Marcomin, abriu a parte temática do evento. A educadora instigou os participantes a refletirem sobre as atitudes de preservação dos recursos naturais e quais os passos para que as práticas sejam de fato sustentáveis. “Temos que sair da zona de conforto e incorporar os princípios da sustentabilidade. As ações só serão concretas se realmente acreditarmos nelas. O professor tem que amar o que faz e entender que os limites das salas de aula estão em suas cabeças”, salientou.

A assessora pedagógica de Ciências e Meio Ambiente, Paula Wronski abordou as iniciativas voltadas à sustentabilidade praticadas na rede municipal, tendo como exemplo a oficina de sustentabilidade desenvolvida desde 2014, no contraturno escolar. “A oficina tem conseguido sensibilizar alunos e comunidade escolar, sobre a temática ambiental, focando no papel da educação para a construção de sociedades sustentáveis. Aulas, oficinas, palestras, visitas orientadas, mostras de vídeos educativos e participação em eventos têm colaborado para atingirmos estes objetivos”, atestou a educadora.

Os participantes visitaram também o Centro Municipal de Cultura, onde puderam conhecer as obras de Willy Zumblick.

O evento é uma organização da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, com coordenação do Comitê Regional de Educação Integral (Amurel) e contou com o apoio da Tractebel, que doou mudas frutíferas, com as quais os participantes do encontro foram presenteados e Afubra.

Mais Educação – Alunos das escolas de ensino fundamental João Hilário de Melo e Faustina da Luz Patrício abrilhantaram o evento, por meio de apresentações musicais, coral e violão e capoeira. As ações são desenvolvidas nas unidades escolares, por meio do Mais Educação, programa que visa à educação de forma integral.

 

Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT