Campanha contra a gripe: terceira etapa inicia nesta segunda-feira (11)

A terceira etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira (11) em Tubarão. A mobilização foi subdividida pelo Ministério da Saúde em dois períodos e este primeiro, que ocorre até o dia 17 de maio, é destinado para as crianças entre seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas e pessoas com deficiência. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão as doses no período matutino e vespertino.

 

Nesta quarta-feira (06) a Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu cerca de 10 mil doses para esta nova etapa. De acordo com os dados do ministério, do censo do IBGE de 2010 e a estimativa de 2012, a população estimada para esses quatro grupos de risco deste período é de 11,6 mil pessoas.

 

Para garantir a imunização é obrigatório usar a máscara de tecido individual e ter em mãos um documento com foto e a caderneta de vacinação. Para puérperas, é necessário, ainda, levar um documento que comprove que está dentro dos 45 dias após o parto. As crianças, que estão inclusas no grupo prioritário, só serão vacinadas nas UBS que possuem sala de vacina.

 

Dia D de vacinação

 

A mobilização que aconteceria no próximo sábado (9), titulada de “Dia D” de vacinação foi cancelada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, a medida foi tomada em função do momento atual que estamos passando, o combate a Covid-19.

 

Próximo período

 

Como esta etapa foi subdivida pelo Ministério da Saúde, o segundo período deve iniciar a partir do dia 18 de maio até dia 6 de junho. Essa mobilização será destinada para os professores de rede pública e privada e para os adultos de 55 a 59 anos, que foram inclusos na mobilização neste ano.