Festival de Corais comemora Dia da Padroeira e 20 anos do Coral Municipal

O Centro Municipal de Cultura (CMC), em parceria com a Associação Coral Municipal de Tubarão, promove neste sábado (15), o Festival de Corais, evento que reunirá 10 corais de diversas regiões do estado e do Rio Grande do Sul. As apresentações iniciarão às 19h30min, no teatro da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, com entrada franca.

 

Além da celebração do Dia de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Município, o evento que marca os 20 anos do Coral Municipal reunirá cerca de 320 vozes, que se apresentarão com seus respectivos grupos e, ao final, se unirão num único coro.

 

 

Como anfitrião da noite, o Coral Municipal abrirá as apresentações, seguido pelos próximos que cantarão três e quatro músicas cada.

 

 

O festival foi idealizado pelo maestro Geraldo Corrêa, que rege o coral desde 1998, ano em que o grupo foi fundado. “Estamos muito felizes por receber grupos de várias regiões, que aceitaram o convite para celebrar conosco esta data tão importante. Vai ser uma grande satisfação grupos tão conceituados, que muito bem representam a arte do canto coral”, afirma o maestro.

 

Segundo a assessora de planejamento pedagógico do CMC, Rosimery Schotten, o evento é mais que especial, pois marca uma data importante. “O festival foi organizado com muito carinho e é de grande importância para a comunidade tubaronense. Garanto que será lindo e convido a todos para prestigiarem”.

 

 

Conheça os corais e repertório das apresentações:

 

1 – Coral Municipal

 

Fundado em 1998, o Coral Municipal de Tubarão é composto por 35 integrantes de vários bairros da cidade e possui repertório variado entre a música clássica e popular. O grupo apresenta-se em festivais, festas comemorativas, cerimônias religiosas, formaturas, entre outros eventos na esfera municipal, estadual e interestadual. O Coral Municipal tem como objetivo elevar a cultura do município e divulgar o canto coral. Tem como maestro, desde seu início, José Geraldo Corrêa.

 

 

2 – Grupo ETCT de Tubarão

 

Grupo formado por 20 alunos até o 8º ano do ensino fundamental. Orientados pelo maestro Gesiel Mota, os alunos participam de aulas de canto semanais e para esta apresentação irão cantar: Doce Canto, Kakaburra, La gusta laguê, Bella Ciao.

  

 

3 – Coral Municipal de Balneário Rincão

 

A Associação Coral Balneário Rincão foi fundada em 11 de agosto de 1991, tendo completado, assim, neste ano, 27 anos de atividade contínua e ininterrupta. Em 2018 foi transformada em Coral Municipal Balneário Rincão. Seu Regente é Joel de Oliveira, 1º Sargento Músico da reserva do Exército Brasileiro. Seu repertório é bastante abrangente e eclético, alternando peças do repertório tradicional, música contemporânea brasileira, arranjos sobre canções MPB, músicas folclóricas e sacras. Para esta apresentação irão cantar: Amo em Silêncio, Vento Negro, Viola Enluarada, Romaria.

 

 

4 – Cristal em Canto

 

O grupo musical Cristal em Canto surgiu com a finalidade de valorizar talentos, integrar os colaboradores e estreitar os laços da empresa com a sociedade. Há três anos participam de eventos internos, bem como em ações sociais promovidas pela Cristal Embalagens com a finalidade de levar alegria e solidariedade às pessoas. Irão cantar: Coração Pirata, Aleluia, Tocando em Frente, Noite Traiçoeira.

 

 

5 – Coral Universitário Unisul

 

 

O Coral Universitário Unisul surgiu em 1995, por meio de iniciativa de um grupo de alunos interessados na arte do canto coral e atualmente é regido pela Educadora Musical e Maestrina Maria Miranda da Silva. Em 2016, conquistou o primeiro lugar na categoria Coro Popular Avançado, no 3º Cantoritiba, Festival Internacional de Curitiba, PR. Para esta apresentação irão cantar: Somebody to Love, Primeiros Erros, Chopis Centis, Do Seu Lado.

 

 

6 – Grupo Folclórico Ricordi D’ Itália

 

 

O Grupo Folclórico Ricordi D’Itália nasceu em 18 de outubro de 1989, em consequência do então crescente movimento de resgate da cultura italiana na região. O Grupo é o braço musical da Associação Vêneta, que evoluiu depois para a Associação Trevisini nel Mondo, agora Seção de Tubarão da Associação Internacional Trevisani nel Mondo. Irão cantar: Capriccio italiano, La Villanella, O Sole Mio, Sul Capello.

 

 

7 – Coral GAM em Cantos

 

 

Formado por funcionários da empresa GAM e admiradores desta arte, surgiu da iniciativa e incentivo do presidente da mesma, Genésio Antônio Mendes, que é um grande apreciador de música. Iniciou as atividades em 2004, tendo como gêneros musicais o popular e o religioso. Para esta apresentação irão cantar: Non Nobis Domine, Grito da Paz, A Distância/Emoções.

 

 

8 – Coral Municipal de Osório

 

O Coral Municipal iniciou suas atividades em 08 de setembro de 2014, a partir de uma iniciativa da prefeitura, com o objetivo de difundir a cultura do canto coral. Os ensaios coordenados pelo regente Douglas Schwantes, licenciado em Música pela UNIMES – Santos/SP, e participou de cursos para regentes com professores do Brasil e exterior, técnica vocal com Lúcia Passos e Cintia de Los Santos. Vão cantar: You Rase Me Up, Seguindo no Trem Azul, Do Tamanho do Sonho.

 

 

9 – Coral Santo Antônio dos Anjos

 

Fundado em 15 de fevereiro de 1948 é considerado de utilidade pública em âmbito Municipal e Estadual. Sua sede é enriquecida com inúmeros troféus conquistados durante participação em diversos concursos e festivais no Estado de Santa Catarina, no Brasil e no Exterior, tendo inclusive excursionado duas vezes à Europa, para países como Espanha, Itália e Alemanha. Para esta apresentação vão cantar: O Fortuna Imperatrix Mundi, Salmo 150, Trem das 11.

 

 

10 – Coral Ítalo-brasileiro de Florianópolis

 

 

A Associação Coral Ítalo-brasileira de Florianópolis é constituída por 40 cantores associados. Tem como objetivo promover a arte do canto coral, através da prática da música Italiana e Brasileira – clássica, popular, folclórica e sacra – fortalecendo a cultura dos povos e favorecendo a integração e o congraçamento entre as pessoas. Propaga em suas apresentações a riqueza de um país tropical, formado por várias etnias, entre elas, a italiana. Para esta apresentação irão cantar: Torneró, Bella Ciao, Itália em Melodias, Il Mondo.