Memórias de Tubarão: Colégio São José e a história de mais de 120 anos

De rara inteligência e profunda piedade. Era assim conhecido o sacerdote Eduardo Michelis, que nutria o sonho de ser um educador. Quando jovem, Eduardo fundou a congregação das Irmãs da Divina Providência, em 3 de novembro de 1842, dando início a ações que agregam na saúde e educação na sociedade até os dias de hoje.

A essência social se expandiu com o passar dos anos, e foi no final do século XIX que as irmãs Albina Fürhman, Osvalda Wegener e Albertina Köhlert chegaram no Brasil e instalaram a Congregação da Divina Providência, com a missão de promover a vida. Em 15 de abril de 1895 elas finalmente chegam a Tubarão, em pouco tempo, as irmãs que também eram professoras já prestavam diversos serviços a sociedade.

Teve início o então Colégio São José, uma pequena escola que lutava contra inúmeros obstáculos, mas que graças a determinação das irmãs, diversas vitórias foram conquistadas junto aos tubaronenses.

O Colégio São José desde o longínquo ano de 1895, conduz um processo de ensino de excelência a serviço da sociedade catarinense. Sua ação educativa abrange Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de pré-vestibular e atividades extracurriculares.

As servidoras do Arquivo Histórico Municipal Amaddio Vettoretti pesquisaram e forneceram registros da importante instituição tubaronense. É possível conferir na galeria abaixo reportagens divulgadas pela mídia da época destacando informações a respeito do Colégio São José, como por exemplo, a inauguração da nova ala do colégio, veiculada no jornal “A Imprensa”, em 27 de outubro de 1951.

Informações sobre o Colégio São José, a enchente do Rio Tubarão em 1974, a Casa da Cidade, o Hospital Nossa Senhora da Conceição e outros temas já noticiados na série “Memórias de Tubarão” podem ser conferidos diretamente no Arquivo Público Municipal, localizado Av. Marcolino Martins Cabral, no segundo piso da antiga estação rodoviária. O horário de funcionamento do local é das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.