Mais de 2 mil pessoas receberam a dose contra a Hepatite B

Devido à grande procura pela vacina contra a Hepatite B, as doses disponíveis acabaram no final da tarde de sábado (26), no Dia D da Vacinação. Todas as unidades com sala de vacina estavam com atendimento especial desde as 8h até as 17h.

As unidades de saúde serão abastecidas a partir desta terça-feira (29), sendo que as doses estão sendo trazidas de Florianópolis nesta segunda-feira. A previsão é que a partir de quarta-feira (30) os atendimentos em todas as unidades de saúde com salas de vacina estejam normalizados. “A campanha encerra no dia 1° de agosto, mas a faixa etária de 0 à 49 anos faz parte do grupo de rotina, então qualquer pessoa que procurar depois da campanha ainda terá direito de receber a dose”, explica a coordenadora de imunização do município Juliana Nunes Cardoso.

No sábado, 2.127 pessoas receberam a dose contra a Hepatite B. Essa campanha tem o objetivo de iniciar o sistema vacinal contra a hepatite ou colocar em dia, no entanto, quem já possui as três doses da vacina não precisa fazer, mas se houver dúvida é importante ir até a unidade de saúde com a carteirinha para confirmação.

As doses devem ser administradas da seguinte forma: a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados, por isso é importante não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para confecção de tatuagem, colocação de piercings e usar preservativo em relações sexuais.

A campanha é direcionada a pessoas de 0 a 49 anos, gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas com relacionamento homoafetivo, coletores de lixo
e tatuadores.

A partir de quarta-feira as doses poderão ser encontradas nas unidades de Saúde com salas de vacina: Bom Pastor, São Martinho I, São Martinho II, Vila Esperança, Revoredo, São Luiz, Congonhas, São Cristóvão, Fábio Silva, Sertão dos Corrêas, Mato Alto, Km 60, Caic, Morrotes e Sais; e as Policlínicas de Referência: Becker e Central.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT