Roteiros de viagem é tema do Happy Hour

O roteiro, o planejamento, dicas para aproveitar melhor os passeios foram alguns dos tópicos abordados pela jornalista e blogueira Tatiana Dornelles durante o Happy Hour Cultural realizado sexta-feira (25). O evento é uma iniciativa da Coordenação de Ações Culturais da Fundação Municipal de Cultura e Esporte e ocorre todas as sextas-feiras, das 19h às 21h, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.

Tatiana é autora do blog Destino Mundo Afora e de uma coluna homônima no jornal Diário do Sul. Nos dois espaços, ela fala sobre viagens e os mais diversos aspectos. A ideia do blog surgiu em 2011, após uma viagem que a jornalista e o marido fizeram aos Estados Unidos. Inicialmente os textos falando sobre a viagem foram publicados em outro blog mantido por Tatiana. Com o sucesso e a vontade de viajar, ela resolveu criar o Destino Mundo Afora para compartilhar com os internautas suas experiências. “Os blogs tem essa vantagem: eles contam o relato dos viajantes. O que foi bom, o que não foi, o que poderia ser melhor, o que vale a pena fazer. As dicas são importantes e ajudam e muito a definir os roteiros e o que fazer nas viagens”, conta a jornalista.

Durante o Happy Hour, Tatiana contou um pouco sobre o início do blog, as sessões disponíveis e a interação com os leitores. Em seguida ela falou sobre a preparação para a viagem. “Definir o destino é o fundamental. Depois é começar a pesquisar, desde as atrações, passando pelos voos e os hotéis, se for uma viagem independente ou então, pesquisar e contratar uma agência de viagens”, explica. Caso a opção seja uma viagem independente alguns cuidados precisam ser tomados para não cair em roubadas. “O jeito é pesquisa, pesquisar e pesquisar mais um pouco. Há muitos sites que trabalham com a avaliação de empresas aéreas, de hotéis. Já fizemos duas viagens internacionais assim, independente, e tudo deu certo. É sempre bom confirmar tudo, por e-mail e também por telefone”, sugere.

Tatiana falou sobre a organização do roteiro, mas lembrou que é bom deixar um espaço para os imprevistos e mudanças de plano. “É bom sair com tudo organizado, mas às vezes é bom também quebrar o roteiro, fugir da programação, muitas coisas legais podem estar ao lado da atração que você planejou para visitar”, observa.

A jornalista deu dicas também sobre a organização da mala e sobre a volta da viagem. “Pra mim chega a ser triste voltar, até demoro a desfazer as malas e a baixar as fotos da viagem. Fica sempre um gosto de quero mais. Aí já começo a pensar na próxima aventura”, garante.

Tatiana contou ainda sobre o projeto que começou a realizar este ano: o Santa Catarina na Bagagem. A ideia é trazer blogueiros de diversos locais do Brasil para conhecer os atrativos turísticos, culturais e naturais do estado. A primeira edição ocorreu há alguns meses na Praia do Rosa.

Além do bate-papo sobre viagens, o Happy Hour Cultural teve a participação musical da banda Boomerang.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT