Conferência Infantojuvenil de Educação Financeira e Fiscal será aberta nesta terça-feira (22)

Nesta terça-feira (22) e quarta (23), alunos de Tubarão terão a oportunidade de entender a importância das finanças para suas vidas.

 

O tema será o foco principal da 1ª Conferência Infantojuvenil de Educação Financeira e Fiscal, que será aberta nesta terça-feira (22), às 8 horas, no Espaço Integrado de Artes, da Unisul.

 

No primeiro dia, tanto no período matutino quanto no vespertino, os estudantes vão acompanhar a palestra de Thiago Godoy, da XP Investimentos de São Paulo, que abordará o tema: “Por que ensinar Educação Financeira na Escola” e a palestra de Valdir Silva, do Instituto Ânima, também de São Paulo, que trará o tema: “Comportamento Financeiro é para todos”.

 

Na quarta-feira (23), também nos dois períodos, acontecerão as palestra de Regina Hirose, Procuradora da Fazenda Nacional de São Paulo, que falará: “Qual o meu papel como cidadão fiscal?” e de Priscila dos Santos Petermann, do Observatório Social de Santa Catarina, que ministrará o tema: “Educação Fiscal: que bicho é esse?”

 

O evento é resultado do programa de Educação Fiscal lançado em fevereiro de 2022. “Tubarão foi a primeira cidade do Brasil a se habilitar ao Programa Municipal de Educação Financeira e Fiscal, que vai beneficiar, em um primeiro momento, estudantes do ensino fundamental e médio”, lembra o secretário da Fazenda, Raphael Biachini.

 

Além da secretaria da Fazenda, as atividades do programa são desenvolvidas em parceria com a Coordenadoria do Núcleo Referência de Educação Financeira Sul da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vinculada ao Ministério da Economia e tem a orientação pedagógica da Fundação Municipal de Educação e da Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva ressalta que a conferência é mais um importante passo do programa. “Todos os anos cresce o número de pessoas endividadas e isso é gerado, em grande parte, pela má gestão dos recursos. O programa tem o objetivo de despertar em nossos estudantes, desde a infância e a juventude, a preocupação com suas finanças, ensinando-os a gerenciar bem o que ganham e o que gastam. Quanto mais cedo mais cedo se adquire essa cultura, mais chance de chegar à idade adulta e empregar seus recursos da melhor maneira possível”, salienta.

 

A Fundação Municipal de Educação e Instituto Ânima estão preparando uma capacitação para os professores da rede municipal de ensino. A expectativa é que o conteúdo seja repassado em fevereiro, no início do ano letivo de 2023. Além disso, em dezembro uma professora da escola municipal Manoel Rufino Francisco vai apresentar em Congresso no Rio de Janeiro, as atividades sobre educação fiscal feitas em sala de aula. “O assunto foi publicado em jornais da região e neste Congresso será apresentado para todo o Brasil. Isto mostra que estamos no caminho certo e motiva os outros professores a adquirir também conhecimentos nesta área”, analisa Maurício da Silva.

 

Cerca de 700 estudantes, do 5º ao 9 º Ano, das redes municipal, estadual e particular são esperados nos dois dias de evento.

 


A Conferência é uma realização da Fundação Municipal de Educação e secretaria da Fazenda de Tubarão, com apoio da XP Investimentos, Instituto Ânima, Procuradoria da Fazenda Nacional, Observatório Social de Santa Catarina, Escola do Legislativo da ALESC.

 

Palestra na ACIT – A Procuradora da Fazenda Nacional em São Paulo, Regina Hirose, foi convidada pela ACIT para fazer um bate-papo sobre o tema da Cidadania Fiscal. A apresentação acontecerá no auditório da Associação Empresarial de Tubarão, no dia 22 de novembro, das 19h00 às 20h30. Regina é Mestre em Direito Constitucional e Mestre em Direito Internacional pela PUC/SP, Mestre pela Universidade de Salamanca (Master Iberoamericano em Políticas Anticorrupção), Membro da Comissão de Advocacia Pública da OAB/SP, Voluntária do Observatório Social do Brasil, Professora e palestrante. O evento é promovido pelo Observatório Social do Brasil – Santa Catarina e pelo Observatório Social do Brasil – Tubarão com apoio da Escola do Legislativo de Tubarão.

 

Inscrições: (48) 99994-2316 ou santacatarina@osbrasil.org.br.

 

Informações: https://bit.ly/contatoOSB-SC