Joias do esporte são lapidadas no Jetuba

O esporte começa na infância. Todas as crianças gostam de brincar, correr e até competir sadiamente. É na escola onde uma janela se abre, onde crianças e adolescentes praticam tais atividades, desenvolvem habilidades, e nascem jovens talentos, porquê não? A 38° edição dos Jogos Estudantis de Tubarão (Jetuba), teve início no dia 26 de setembro, e as disputas percorreram durante todo o mês, com encerramento na última sexta-feira (21).

 

O basquetebol deu início aos trabalhos, da competição. Na ocasião, Colégio Dehon foi o campeão do basquete feminino, enquanto Colégio Coração Feliz e Colégio Adventista foram igualmente premiadas na segunda colocação, devido a um problema com a arbitragem. Já no masculino, Colégio Legado foi o grande vencedor. Colégio Dehon foi vice-campeão e Colégio Adventista o terceiro colocado.

 

Na semana seguinte, as finais do futsal foram jogadas. No dia 3 de outubro, Tubarão conheceu os destaques nas modalidades feminina e masculina. Colégio Dehon foi campeão nas duas categorias. EEB Aderbal Ramos da Silva foi vice, e EEF Professor Fernando Valter o terceiro, no futsal masculino. No feminino, Colégio Cemas e EEB Célia Coelho Cruz.

 

O vôlei foi decidido na tarde do dia 4 de outubro, com partidas equilibradas e acirradas. Pela categoria feminina, Colégio Legado e São José disputaram a terceira colocação. O bronze ficou para São José. Escola Técnica de Comércio de Tubarão (ETCT) e Dehon brigaram pelo ouro. Após empatarem em 1X1, Colégio Dehon garantiu o ouro. No masculino, ETCT esteve presente em outra final, desta vez diante de São José. Com dois sets a zero, ETCT sagrou-se campeão. Colégio Legado foi o terceiro colocado.

 

Durante a manhã do dia 5 de outubro, as equipes femininas do handebol entraram em quadra na briga pelo pódio. ETCT levou o ouro para casa, Legado a prata e EMEB João Hilário de Mello obteve o bronze. Durante a tarde, ocorreram as decisões masculinas. Mesmo no calor do Ginásio Francisco Salgado, popular Salgadão, os atletas fizeram boas apresentações. A final foi entre Santíssimo Sacramento e Legado, e o apoio da torcida foi fundamental para o título das “baianas”, como são conhecidos os estudantes do Santíssimo Sacramento. ETCT ficou com o bronze ao golear por 9X0 o Colégio Coração Feliz.

 

Outros esportes, que não estão na lista dos “tradicionais”, mas possuem igual importância também estiveram presentes no Jetuba. No tênis de mesa, Coração Feliz ganhou na categoria feminina e masculina. No xadrez, outro esporte que exige muita estratégia e atenção, o Colégio Adventista levou o ouro no feminino, e EEB Martinho Alves dos Santos (CEMAS) ouro no masculino.

 

Apesar de que para muitas pessoas, os videogames não passam de uma brincadeira, a realidade é bem diferente disso, e a tecnologia também está presente nos esportes. Colégio Legado foi o primeiro e terceiro colocado, e ETCT foi o segundo, no game soccer.
Tubarão figura frequentemente no cenário do karatê internacional. Os jovens talentos se destacam ainda na juventude, e como esse é um dos propósitos do Jetuba, é claro que o esporte não ficaria de fora dos jogos. 16 escolas participaram da modalidade, que contou com 116 atletas, entre 6 e 17 anos. A competição foi realizada no formato festival, onde todos os participantes ganharam medalhas.

 

Por fim, na última sexta-feira (21), o Jetuba de 2022 chegou ao fim, com um novo “festival de lutas”, envolvendo as categorias de judô e jiu-jitsu. Nesta última, 55 atletas competiram, com idades variando entre 7 e 17 anos, nas categorias galo e pesadíssimo, no feminino e masculino. No judô, 168 atletas participaram, com idades entre 7 e 17 anos também.

 

E esses foram os esportes presentes nesta edição do Jetuba. Neste ano, não houve a somatória da pontuação das escolas, como tradicionalmente acontecia nos anos anteriores e, portanto, não há uma escola campeã geral.

 

O Jetuba foi disputado por jovens atletas entre 13 e 15 anos (exceto as lutas), e foram observados pelos treinadores do município. Os maiores destaques são chamados para treinar junto das equipes da Fundação Municipal de Esportes (FME), e podem representar a Cidade Azul no futuro.