4° Seminário da Undime/SC reúne profissionais para debater a primeira infância e a alfabetização

Cerca de 700 educadores de Santa Catarina. Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul participaram, em Blumenau, da 4ª edição de um dos maiores eventos de educação do Sul do País, o Seminário da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC e Região Sul). Com o tema “Primeira Infância e Alfabetização” o evento encerrado no dia 20, teve como objetivo fomentar discussões acerca dos anos iniciais do desenvolvimento das crianças, trazendo experiências e compartilhando resultados significativos de vivências na educação.

 

A secretária de Educação e presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders fez a abertura conduziu a cerimônia de abertura. Palestrantes renomados e temáticas exclusivas contemplaram a programação do evento.

 

O município de Tubarão foi representado pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva e pelos gerentes, professores Antônio Simões e Adriana Mariano Rosa e coordenadora da Educação Infantil Lucimara Pontes.

 

Na condição de membro da diretoria estadual da UNDIME e do Conselho Nacional de Representantes, o diretor-presidente da FME, Maurício da Silva foi chamado ao palco duas vezes para entregar os presentes aos ilustres palestrantes e uma terceira vez, no encerramento, para avaliar e propor encaminhamentos sobre como organizar os ambientes, os tempos, as rotinas e as atividades das crianças para que possam desenvolver todo o seu potencial. “Ocorreram palestras de altíssimo nível que abordaram estratégias para impulsionar o potencial das crianças. Isso proporciona excelente desempenho nas demais etapas da escolaridade e da vida. Os municípios, os estados e as nações tornam-se muito melhores quando investem fortemente na primeira infância, como faz Tubarão ao zerar, de forma inédita, a fila de crianças para creches.