FMS promove Grupo Terapêutico para pessoas com dores crônicas

A procura pelos serviços de saúde, entre eles, a fisioterapia, é crescente, especialmente em decorrência da pandemia da Covid-19 e visando o atendimento mais breve, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), promove a partir desta quarta-feira (28), encontros com grupos para acompanhamento de pessoas com problemas fisioterapêuticos. Podem participar os pacientes que sofrem de dores na coluna, lombalgia e demais problemas crônicos, mesmo os que não estejam aguardando atendimento pela prefeitura.

 

Os encontros são didáticos e serão válidos para qualquer tipo de patologia que gere quadros de dor de forma crônica, isto é, por muito tempo. Os fisioterapeutas serão responsáveis por ensinar os participantes a terem hábitos de vida mais saudáveis, como evitar as dores, explicar os efeitos nocivos do uso excessivo de remédios, além de mostrar importância de praticar atividades físicas no combate às dores. Serão quatro encontros, com fisioterapeutas, médicos, profissionais de educação física e nutrição, que também vão dar palestras a respeito do assunto e acontecerão nas próximas quartas-feiras, a partir das 8 horas, no auditório da FMS.

 

Os encontros serão divididos em partes teóricas e práticas. No primeiro dia, é realizada uma avaliação individual com os fisioterapeutas, verificando o problema e limitações de cada paciente. Ao fim dos encontros, vão acontecer práticas corporais, realizando assim uma fisioterapia em grupo, com as devidas orientações individualizadas. Orientações de exercícios, meditações e alongamentos serão repassados, em dias com temas específicos. De acordo com a limitação de cada paciente, uma lista de exercícios para se fazer em casa será ensinada.

 

A iniciativa promovida pela FMS, é para que as pessoas que estão há muito tempo na fila de espera, não fiquem sem nenhum tipo de atendimento, e recebam ao menos estas orientações. Por vezes, com pequenas instruções, a qualidade de vida dos pacientes pode mudar completamente e, por isso, a importância dos profissionais da saúde para melhor direcioná-los.

 

“O Sistema Nacional de Regulação (SISREG), coloca prioridades em atendimentos de urgência, como os casos oncológicos, respiratórios, agudos, ou que necessitam de cirurgias, por exemplo, colocando pessoas que sofrem de outros problemas crônicos para trás na fila de atendimento, gerando um tempo prolongado de espera pelos mesmos. Durante a pandemia da Covid-19, por exemplo, as pessoas com sequelas respiratórias, o que era comum, acabavam sendo classificadas como prioridade e postergando ainda mais os pacientes em situação crônica”, explica a fisioterapeuta Carina Portão.

 

O SISREG, é um sistema online, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos, totalmente transparente e acessível aos pacientes.

 

A FMS reitera a importância da prática de hábitos saudáveis e da autonomia de cada paciente no controle de dores e na promoção de uma melhor qualidade de vida de cada cidadão e, assim, convida a quem se interessar, em participar destes encontros.