Trabalhos de Conclusão de Curso serão utilizados pela municipalidade

No que depender da prefeitura de Tubarão e da Unisul, grande parte dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduandos e pesquisas dos cursos de mestrado e doutorado produzidos no ambiente acadêmico terão, a partir de agora, um olhar voltado para a cidade.

Para formalizar a parceria entre a prefeitura de Tubarão e a universidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (28), no Salão Nobre da Unisul, o 1º Seminário de Ciência e Comunidade.

A partir do tema central: “TCCs como Soluções Geradoras de Desenvolvimento Sustentável” foram discutidas formas de incentivar os alunos a produzirem seus trabalhos de conclusão com ideias e sugestões que possam ser utilizadas para solucionar problemas do município. “No Brasil, produzimos muito conhecimento científico, mas aplicamos muito pouco dessa ciência. Portanto, essa iniciativa é o primeiro passo para que sejam desenvolvidos projetos aplicados à realidade concreta, que resolvam as dores sociais. Vamos motivar nossos alunos a serem protagonistas desse processo”, ressalta o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt.

Prefeito e secretários municipais apresentaram para os participantes, grande parte coordenadores dos cursos da universidade, as principais demandas de suas áreas. “Elencamos as prioridades de cada secretaria, que poderão nortear as próximas produções acadêmicas. A universidade é uma usina de conhecimento, que, até então, estava, em grande parte, desconectado da realidade. Queremos aproveitar essa energia concentrada e transformá-la em soluções viáveis à sociedade”, afirma o prefeito Joares Ponticelli.

As demandas apresentadas pelos secretários serão encaminhadas para os coordenadores dos cursos para serem disseminados no ambiente acadêmico. Com base nas prioridades do município, os professores orientadores, por sua vez, poderão incentivar seus alunos a desenvolverem projetos que possam atender às necessidades do município. Por fim, os projetos que atenderem essas especificidades passarão para a fase de estudo de viabilidade e busca de fomento.

Uma comissão composta por membros da Unisul e da prefeitura foi formada, para institucionalizar a parceria. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Moraes, o subcontrolador Leandro Lopes e o gestor de projetos, Michel Guedes representam a prefeitura na comissão. Os representantes da Unisul ainda serão definidos.

O prefeito Joares Ponticelli ficou satisfeito com o resultado. “Começamos a construir mais uma iniciativa de sucesso. Quando essas ideias começarem a sair do papel, todos ganharão. Ganha a universidade, que cumprirá ainda com mais zelo sua vocação comunitária; ganha a população, que terá suas necessidades atendidas por meio de sugestões inovadoras e ganha o estudante que poderá ter o TCC como o primeiro cartão de visita de sua carreira profissional”, atesta.