Assistentes Sociais, Pedagogos e Psicólogos participaram de curso sobre Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes

Aconteceu nesta segunda (5) e terça-feira (6), no auditório da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), o curso de capacitação sobre a Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência.

 

O objetivo do curso, ministrado pela psicóloga Me. Iramaia Ranai Gallerani da Escola de Gestão Municipal (EGEM), foi de capacitar e qualificar os profissionais que vão realizar a escuta especializada no município.

 

A escuta especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima.

 

Dentre os temas abordados estiveram: a identificação dos sinais e sintomas de violência, processo de entrevista de escuta especializada, desenvolvimento infantil, conceito de memória e linguagem e boas práticas na atenção de crianças e adolescentes vítimas de violência.

 

Participaram assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, das fundações municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, cujo serão os responsáveis pela escuta especializada na cidade.

 

A Lei 13.431/2017, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente, trouxe artigos que regulamentam a forma pela qual as crianças e adolescentes em situação de violência devem ser ouvidos, quais sejam: a escuta especializada e o depoimento especial. O município de Tubarão está em fase de implantação desta lei e a capacitação dos profissionais é etapa essencial neste processo.

 

A formação dos profissionais é uma ação promovida pelo Comitê de Gestão colegiada da rede de cuidado e proteção social às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência do município de Tubarão e foi custeada com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FIA.