Duas iniciativas da Fundação Municipal de Saúde são premiadas em Brasília

Duas iniciativas da Fundação Municipal de Saúde que buscam agilizar ou dar mais qualidade ao atendimento dos pacientes foram premiadas em Brasília, durante o 35º Congresso Nacional de Secretarias Municipal de Saúde, que encerrou nesta sexta-feira (05).
Os dois cases de sucesso – judicialização de medicamentos e regulação de serviços – foram escolhidos pela organização do evento nacional a partir do congresso estadual realizado em Piratuba, no mês de abril. No total, mais de 500 trabalhos sobre cases e situações diversas de secretarias de Saúde de todo o país concorreram.

 

A questão da judicialização trata de uma espécie de suporte que faz a avaliação dos pedidos de medicamentos indisponíveis no município e repassa orientações ao paciente quanto aos procedimento para uma possível troca do medicamento, solicitação de pedido ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou Estado ou, em último caso, o pedido na Justiça. Já a regulação de serviços baseia-se em procedimentos que facilitam o acesso da população ao que é oferecido pela fundação.

 

“Foram premiados processos que adaptamos ou criamos para a fundação e que deram certo, pois refletem no melhor acesso da população a tudo que temos de serviços, consultas, exame e cirurgias, por exemplo. Ainda não chegamos ao nível ideal de excelência, mas estamos no caminho certo. Esses prêmios coroam nosso trabalho, pois são avaliados por pessoas de fora”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde Daisson Trevisol.