Cerca de 30% de consultas marcadas com especialistas, os pacientes não comparecem

A Fundação Municipal de Saúde emitiu um apelo à população em virtude de um problema que não é novo, porém permanece recorrente: pacientes marcam consultas e não comparecem. Neste ano, entre janeiro e agosto, foram disponibilizadas 21.536 consultas, dessas 6393 pacientes não compareceram, um percentual de 29,69% de consultas marcadas em vão, uma vez que os pacientes não compareceram e, em tempo, não cancelaram previamente.

 

 

E estamos nos referindo a consultas com especialistas que atendem na rede municipal, somente, ou seja, não entraram neste levantamento aquelas consultas realizadas fora da cidade, via Tratamento Fora do Domicílio (TFD), e nem as marcadas com clínico geral, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde. Estes números, reforça-se, são relativos apenas às consultas com médicos especialistas.

 

Assim, a fundação pede que os pacientes tenham especial cuidado com esta questão, uma vez que deixar horário marcado e não comparecer acaba por prejudicar outros pacientes que, em virtude da falta de horários, acabam por não conseguir atendimento. Portanto, se não existe a intenção de comparecer, não marque a consulta ou, caso se consulte antes, avise a rede municipal para que aquele horário que você marcou seja liberado para outra pessoa que necessite.