Semana da Pátria é aberta oficialmente em Tubarão

Um grande público, na maioria alunos e professores das redes pública e particular de Tubarão, prestigiou o evento de abertura da Semana da Pátria.

 

A solenidade realizada na praça Walter Zumblick – Centro Municipal de Cultura – contou também com presença de autoridades civis e militares, que hastearam as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Tubarão, ao som do Hino Nacional Brasileiro, cantado pelo maestro Geraldo Corrêa, com acompanhamento do músico Elvis Bardini, ao violão. O evento foi abrilhantado ainda por apresentações musicais da banda do Colégio Coração Feliz.

 

Durante a fala que fez, o comandante da 3ª Cia de Infantaria, capitão Fernando Fracalossi Schramm, ressaltou que a mudança da área do desfile de 7 de Setembro possibilitou a vinda de duas grandes atrações para o desfile deste ano. “Os blindados do Exército, Guarani e Cascavel, vieram de São Miguel do Oeste e já estão em nossa cidade preparados para o evento. São equipamentos muito robustos e que, certamente, chamarão a atenção, marcando de forma muito significativa o bicentenário da Independência do Brasil”, afirmou.

 

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva também fez uso da palavra e lembrou que os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, deflagrados com o ato que culminou com a independência do país, ainda hoje são fundamentais e só possíveis de atingir por meio da educação. “O conhecimento é o que possibilita sermos livres para atuarmos diariamente em prol de uma pátria melhor para todos nós”, ressaltou.

 

Já o prefeito Joares Ponticelli demonstrou a satisfação com o retorno dos eventos cívicos que não ocorriam há dois anos. “O tubaronense gosta muito do evento, prestigia o desfile, lota a avenida e faz questão de demonstrar seu amor à Pátria. E neste ano, na nova área, o público poderá acompanhar o desfile das entidades com mais comodidade e as pessoas que vão desfilar também terão um local mais adequado para se apresentar. O bicentenário do nosso país será comemorado com uma grande festa da cidadania”, frisou.

 

A homenagem à Pátria prossegue na sexta-feira (2), segunda-feira (5) e na terça-feira (6). Nestes dias, alunos e professores dos Centros de Educação Infantil (CEI) e das escolas da rede municipal de ensino desfilarão em suas comunidades. (Confira a lista completa dos desfiles no anexo abaixo)

 

Na quarta-feira (7), os eventos em comemoração ao Dia da Independência do Brasil iniciam às 8 horas, com hasteamento das bandeiras, no pátio da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. Após o hasteamento, o prefeito Joares Ponticelli e o comandante da 3ª Companhia de Infantaria Motorizada, Capitão Fernando Fracalossi Schramm passarão a tropa em revista, dando início ao desfile que será aberto pela 3ª Companhia de Infantaria Motorizada – Exército de Tubarão. Ao todo, 59 grupos entre militares e civis desfilarão pela avenida Afonso Pena.